Com os eventos presenciais cancelados por causa da pandemia, as empresas precisam inovar para encontrar clientes. É assim também com a venda de franquias. Por isso, o Rio de Janeiro vai receber, nesta quinta-feira (13), a Feira Virtual de Franquias, que traz opções de investimento a partir de R$ 3.000 para quem quer empreender.

Como é a Feira Virtual de Franquia? O evento é todo online. Os interessados em comprar uma franquia podem conferir as marcas participantes no site www.feiravirtualdefranquia.com.br e agendar reuniões com os executivos das empresas pelo Zoom. A participação é grátis para os candidatos.

Essa já é a terceira feira virtual de franquias, que também teve edições voltadas aos mercados de São Paulo e Minas Gerais. Outras datas e regiões estão previstas até o fim do ano:

  • 27/8 – São Paulo (capital e interior)
  • 10/9 – Curitiba e interior do Paraná
  • 24/9 – Porto Alegre e interior do Rio Grande do Sul
  • 08/10 – São Paulo (capital e interior)
  • 22/10 – Salvador e interior da Bahia
  • 12/11 – Recife e interior de Pernambuco
  • 26/11 – Rio de Janeiro (capital e interior)
  • 03/12 – Brasília e interior de Goiás
  • 15/12 – Vitória e interior do Espírito Santo

A iniciativa da feira virtual é de um grupo de empresários do setor de franquias. “Neste momento de crise, muitas pessoas estão buscando recolocação no mercado por meio do empreendedorismo. Tem muita gente desempregada e há também quem já pretendia ser dono do próprio negócio. A feira tem opções para todos os bolsos”, diz Ricardo Branco, diretor executivo da Feira Virtual de Franquias.

Quanto custam as franquias? São cerca de 40 marcas participantes e é possível conferir a ficha técnica de cada uma delas no site do evento. A mais barata é a franquia Empreendedor, que vende serviços de gestão e comunicação para empresas, e custa a partir de R$ 3.000. A mais cara é a clínica odontológica Orthodontic, com investimento a partir de R$ 450 mil. As marcas variam de acordo com a região a que o evento é dedicado, pois cada uma tem seu próprio plano de expansão.

Maior feira de franquias do mundo foi cancelada em 2020

.Anualmente, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) realiza a ABF Franchising Expo, em São Paulo, que é considerada a maior feira de franquias do mundo em número de visitantes e chega a receber mais de 66 mil pessoas em três dias. São mais de 400 expositores em busca de negócios. Este ano, porém, o evento foi cancelado por causa da pandemia, e a ABF também vai testar um modelo digital.

Como será a ABF Expo Digital? A primeira edição da ABF Expo Digital será um evento-piloto dedicado à cidade de Goiânia e região, nos dias 18, 19 e 20 de agosto. Este primeiro evento-piloto será gratuito para os “visitantes” e com uma pequena amostra de redes associadas da entidade (serão 30 marcas), de segmentos e valores de investimento variados. https://abfexpodigital.com.br/

Apesar de ser um piloto, outras edições estão previstas:

  • 22 a 24 de setembro – Belém (PA)
  • 20 a 22 de outubro – Florianópolis (SC)
  • 17 a 19 de novembro – São Luís (MA)
  • 8 a 10 de dezembro – Londrina e Maringá (PR)

“O objetivo é expandir ainda mais o setor de franquias, especialmente para além do eixo Rio-São Paulo, e levar o conhecimento a respeito do sistema, ampliando as oportunidades de novos negócios por meio dos mais modernos recursos tecnológicos online disponíveis”, diz Keller de Paula, diretora de marketing e relacionamento da ABF.

Mais do que proporcionar o contato entre os interessados em adquirir uma franquia e as marcas, a feira virtual da ABF tem como foco a capacitação. Assim como acontece no evento presencial, haverá uma Arena do Conhecimento com palestras online que abordam questões administrativas e jurídicas do sistema de franquias.

Após o agendamento da reunião virtual com a rede de seu interesse, os candidatos receberão um material contendo informações da marca, conteúdo sobre franchising e um voucher para participar do curso Entendendo Franchising Online.

“É um trabalho para que o candidato tenha mais conhecimento sobre a rede com que ele quer falar e sobre como comprar uma franquia. Assim, a reunião será muito mais produtiva e assertiva para ambos”, afirma Keller.

Segundo a ABF, o Portal do Franchising, que reúne informações sobre as empresas associadas, tem registrado crescimento no número de acessos durante a pandemia, o que demonstra o aumento do interesse pelo assunto. As buscas por franquias com investimento de até R$ 100 mil subiram 27% no começo de junho em comparação com o começo de maio, de acordo com a entidade. https://www.portaldofranchising.com.br/

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.