Três das maiores empresas do mundo – Apple, Microsoft e Alphabet – divulgaram cerca de US$ 57 bilhões em lucro combinado em um trimestre recorde, aproveitando a retomada dos gastos de consumidores e empresas.

Ainda assim, a reação dos mercados foi morna. Em parte, investidores veem com ceticismo a possibilidade de essas empresas continuarem a apresentar crescimento de dois dígitos nos próximos trimestres.

As maiores empresas de tecnologia do mundo se expandiram em ritmo acelerado. Seus valores de mercado dispararam este ano em meio à recuperação das economias do abalo da pandemia – Apple e Microsoft atingiram US$ 2 trilhões em valor de mercado -, aumentando a pressão para manter o ritmo. Todas as empresas destacaram um cenário positivo, mas o otimismo dos investidores foi moderado por sinais de que o momentum do último ano pode estar diminuindo.

“Todas essas três empresas – Apple, Microsoft, Google – mostram desempenho fenomenal”, disse Jeremy Bryan, gestor da Gradient Investments, em entrevista à Bloomberg TV.

A Microsoft foi a primeira a divulgar balanço na terça-feira, com vendas que superaram as expectativas de analistas pelo décimo trimestre consecutivo.

“Os gastos corporativos com tecnologia são fortes, o que poderia sustentar um crescimento de dois dígitos no ano fiscal de 2022”, disse Anurag Rana, analista da Bloomberg Intelligence. “No entanto, seria difícil para a empresa superar esses números no próximo ano, especialmente porque as comparações ficam mais difíceis.”

A Apple divulgou aumento de 36% da receita, impulsionada por um salto de 50% nas vendas do iPhone, o carro-chefe da empresa. Mas a divisão de hardware da Apple sentirá o impacto da escassez de alguns tipos de chip, e o lucrativo negócio de serviços começa a retornar a um ritmo de crescimento mais baixo e típico, disse o diretor financeiro da Apple, Luca Maestri, em teleconferência com analistas.

Tal cautela, em meio ao aumento de casos relacionados a novas variantes do coronavírus, pode estar se refletindo nas estratégias dos investidores, que já apostaram centenas de bilhões de dólares em ações das maiores empresas de tecnologia. A ação da Apple acumula alta de 11% neste ano até o fechamento de terça-feira, enquanto o preço dos papéis da Alphabet, dona do Google, subiu 51%, e o da Microsoft mostra ganho de 29%.

A Alphabet também registrou números positivos, principalmente na divisão de anúncios do Google, que cresceu 69% na comparação anual, influenciada pelo fraco segundo trimestre de 2020, quando a propagação do coronavírus paralisou a economia e encolheu orçamentos publicitários. Neste ano, o Google se beneficiou com os novos aumentos dos gastos com varejo e viagens, disseram executivos em teleconferência.

“Com a enorme demanda reprimida dos gastos do consumidor saindo da pandemia, empresas de publicidade online continuam a se beneficiar”, disse Christopher Rossbach, diretor de investimentos da J Stern & Co., em relatório após o balanço.

Ainda assim, a Alphabet moderou o otimismo sobre o futuro depois dos fortes resultados trimestrais. Os gastos do consumidor certamente melhoraram, disse a diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat, antes de acrescentar: “Acreditamos que ainda é muito cedo para prever as tendências de longo prazo à medida que os mercados reabrem, especialmente devido ao recente aumento de casos de Covid no mundo todo.”

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).