Elon Musk apresentou na noite de quinta-feira (10) o mais novo veículo da Tesla, o Model S Plaid. Para Musk, o lançamento chega para provar a superioridade dos carros elétricos sobre os motores tradicionais.

“Por que fazer esse carro tão rápido?” perguntou retoricamente Musk. “Há algo que é muito importante para o futuro da energia sustentável, que é que temos que mostrar que um carro elétrico é o melhor carro, sem dúvida.”

Musk afirmou que o carro é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos. O carro tem uma autonomia estimada de 390 milhas, e atinge uma velocidade máxima de 320 km/h. O carro custa US$ 129.990 nos EUA.

“Isso é o que chamo de engenharia do limite da física”, disse Musk, vestindo uma jaqueta de couro preta com um logotipo xadrez nas costas. As ações da Tesla subiram até 1%, para US $ 616, antes do início das negociações regulares na sexta-feira.

O Model S foi o sedã revolucionário da Tesla, com entregas iniciais começando em 2012. Enquanto os Modelos S e X mais antigos são superados pelos mais novos e mais baratos 3 e Y, os preços mais altos que eles cobram fazem contribuições importantes para a lucratividade da empresa. Os primeiros 25 carros Plaid foram entregues aos clientes na quinta-feira, e Musk disse que espera que a empresa entregue 1.000 por semana no próximo trimestre.

Durante uma apresentação de menos de 30 minutos, Musk relatou melhorias, incluindo um novo pacote de bateria, rotores envoltos em carbono e trem de força tri-motor. O nome Plaid é uma referência a uma cena de viagem espacial em alta velocidade do filme de comédia de 1987 “Spaceballs”.

Em evento, Musk exibe carro elétrico que vai de 0 a 100km/h em 2s

Em evento, Musk exibe carro elétrico da Tesla que vai de 0 a 100km/h em 2s

Mudanças no design exterior tornaram o carro mais aerodinâmico. No interior, os bancos dianteiros são movidos para a frente para aumentar o espaço para os passageiros na parte traseira, que agora possui uma segunda tela sensível ao toque.

Musk comparou o sistema de entretenimento do carro com o desempenho de um Sony PlayStation 5 e disse que seu sistema de som de 22 alto-falantes oferece uma experiência semelhante a um home theater.

“Se você pensar sobre onde está o futuro do carro, geralmente no modo de piloto automático ou autônomo, o entretenimento se tornará cada vez mais importante”, disse ele. “Você vai querer assistir filmes, jogar, usar a internet.”

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).