Elon Musk, o empreendedor que comanda a Tesla e a SpaceX, é agora a pessoa mais rica do planeta. Uma alta de 4,8% no preço das ações da montadora elétrica nesta quinta-feira (7)  impulsionou Musk, que ultrapassou o fundador da Amazon, Jeff Bezos, no Índice Bloomberg Billionaires, o ranking das 500 pessoas mais ricas do mundo.

O patrimônio líquido do engenheiro nascido na África do Sul era de US$ 188,5 bilhões às 10h15 em Nova York, US$ 1,5 bilhão a mais do que Bezos, que ocupa o primeiro lugar desde outubro de 2017. Como diretor executivo da SpaceX, Musk também é rival de Bezos, dono da Blue Origin, na corrida espacial privada.

A conquista coroa um período de 12 meses extraordinários para Musk. No ano passado, seu patrimônio líquido disparou em mais de US $ 150 bilhões, possivelmente no mais rápido surto de criação de riqueza da história. O que fomentou sua ascensão foi uma recuperação sem precedentes no preço das ações da Tesla, que subiu 743% no ano passado devido a lucros consistentes, inclusão no Índice S&P 500 e entusiasmo de Wall Street e de investidores de varejo semelhantes.

O salto no preço das ações da Tesla infla ainda mais uma avaliação que está anos-luz à frente de outras montadoras em várias métricas. A Tesla produziu pouco mais de meio milhão de carros no ano passado, uma fração da produção da Ford e General Motors. A empresa está preparada para mais ganhos a curto prazo, já que os democratas conquistaram assentos no Senado da Geórgia e entregaram o controle do Congresso para o partido que defende a adoção mais rápida de veículos elétricos.

Dono de muitas ações

Musk, 49, se beneficiou do aumento estratosférico de Tesla de mais de uma maneira. Além de sua participação de 20% na montadora, ele está sentado em cerca de US $ 42 bilhões em ganhos de papel não realizados em opções de ações adquiridas. Esses títulos vêm de duas concessões que ele recebeu em 2012 e 2018, a última das quais foi o maior acordo de pagamento já fechado entre um CEO e um conselho corporativo.

Apesar de seus ganhos astronômicos, Musk disse que tem pouco interesse em coisas materiais e tem poucos ativos fora de suas participações na Tesla e na SpaceX. Ele disse a Axel Springer em uma entrevista no mês passado que o objetivo principal de sua riqueza é acelerar a evolução da humanidade para uma civilização espacial.

“Quero poder contribuir o máximo possível para a cidade de Marte”, disse Musk. “Isso significa muito capital.”

As 500 pessoas mais ricas do mundo adicionaram um recorde de US $ 1,8 trilhão ao seu patrimônio líquido combinado no ano passado, o equivalente a um aumento de 31%. Os ganhos foram desproporcionalmente no topo, onde cinco indivíduos possuem fortunas superiores a US $ 100 bilhões e outros 20 valem pelo menos US $ 50 bilhões.

Menos de uma semana depois do início do ano, as classificações já foram subidas por comícios extraordinários. O chinês Zhong Shanshan ultrapassou Warren Buffett para reivindicar o sexto lugar depois que as ações de sua empresa de água engarrafada dispararam, adicionando US $ 15,2 bilhões à sua fortuna.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).