Elon Musk não é mais a pessoa mais rica do mundo depois que as ações da Tesla caíram 8,6% nessa segunda-feira. A queda no seu patrimônio líquido foi de US $ 15,2 bilhões.

O maior declínio da Tesla desde setembro foi alimentado em parte pelos comentários de Musk no fim de semana. O empresário disse que os preços do bitcoin e do rival menor ether “parecem altos”. Sua mensagem – por meio do Twitter – veio duas semanas depois de a  Tesla anunciar que acrescentou US $ 1,5 bilhão em bitcoin ao seu balanço patrimonial.

A criptomoeda, que subiu mais de 400% no ano passado, caiu pelo segundo dia na terça-feira. A baixa foi em um ponto e o preço caiu para menos de US $ 50.000, com o ceticismo sobre a durabilidade da alta. As ações da Tesla também continuaram despencando no início do pregão em Nova York, caindo 5,2% e marcando US $ 677,50 às 8h09.

Musk também tuitou na segunda-feira que o SUV Modelo Y Standard Range da empresa continua disponível “fora do menu”, confirmando as informações do site de notícias sobre veículos elétricos Electrek de que o modelo havia sido removido da plataforma online da marca.

Musk caiu para o segundo lugar no Índice de Bilionários da Bloomberg das 500 pessoas mais ricas do mundo, com um patrimônio líquido de US $ 183,4 bilhões – abaixo do pico de US $ 210 bilhões em janeiro. O fundador da Amazon.com Inc., Jeff Bezos, recuperou o primeiro lugar, mesmo com sua fortuna caindo em US $ 3,7 bilhões, ficando em US $ 186,3 bilhões na segunda-feira.

Os dois bilionários estão trocando de lugar desde janeiro, em meio à oscilação de valor da Tesla. As ações subiram até 25% no início de 2021, antes de eliminar quase todo o ganho deste ano. Musk ultrapassou Bezos brevemente depois que sua empresa de foguetes SpaceX levantou US $ 850 milhões no início deste mês, avaliando a empresa em US $ 74 bilhões, um salto de 60% em relação a agosto.

Bezos ocupou o primeiro lugar no ranking por três anos consecutivos antes de janeiro, quando Musk eclipsou o titã do e-commerce graças a uma alta de 794% nas ações da Tesla.

A liquidação do mercado na segunda-feira atingiu vários ultra-ricos pelo mundo. Zhong Shanshan, a pessoa mais rica da Ásia, teve a segunda maior queda no índice Bloomberg, caindo US $ 5,1 bilhões enquanto sua empresa de água engarrafada marcava uma baixa de 4,5%. Colin Huang da Pinduoduo Inc., Mukesh Ambani da Reliance Industries Ltd. e Pony Ma da Tencent Holdings Ltd. perderam mais de US $ 2,5 bilhões cada.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).