Com o pior resultado em vendas para o quadrimestre em 14 anos, a indústria automobilística intensifica ações para amenizar os efeitos da crise provocada pela covid-19. Vale tudo: novas plataformas de vendas, financiamento com primeira parcela em seis meses e sorteio de caminhões. De janeiro a abril foram vendidos 613,8 mil veículos novos no país, o menor volume para o período dede 2006.

A General Motors, dona da Chevrolet, vai lançar na semana que vem uma “loja” exclusiva no Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce da América Latina. A parceria estava prevista para 2021, mas foi acelerada em razão da mudança de hábito dos consumidores por causa do coronavírus, disse o diretor de marketing para América do Sul, Hermann Mahnke.

Como será a página? Haverá showroom especial que oferecerá um tour virtual pelo interior do veículo, imagens, vídeos e informações detalhadas das versões do novo SUV Tracker, modelo lançado no início de março.

A GM se compromete a levar o carro para o consumidor testar e a entregar o modelo após a compra.

Como vai funcionar o pagamento? O interessado terá de depositar R$ 1 mil por meio da plataforma Mercado Pago para reservar o veículo e será indicada a concessionária mais próxima de sua residência para discutir condições de pagamento. Se a negociação não der certo, o dinheiro será devolvido integralmente.

De onde a GM tirou a ideia da plataforma? Dados da Kantar mostram que, no início de abril, 19% dos consumidores consideravam realizar compras de produtos pela internet, participação que subiu para 34% no fim do mês.

Outra pesquisa do IAT Research Report indica que 25% dos potenciais compradores de carros no País têm interesse em aquisições de forma online.

O que diz o Mercado Livre? O diretor de publicidade do Mercado Livre, Felipe Paranaguá, disse que a plataforma recebe 45 milhões de visitantes ao mês, dos quais 19 milhões na categoria de veículos. “Mesmo no período da covid-19 tivemos aumento de 28% no número de novos compradores.”

A estratégia das marcas de luxo: A Audi oferece carência na primeira parcela do financiamento de até 180 dias dependendo do modelo escolhido. Há 13 modelos incluídos em um pacote chamado de Pass Pluss, que estabelece 30% do valor do produto como entrada, juros de 0,59% ao mês, um ano de seguro e duas revisões programadas.

A Jaguar Land Rover propõe 120 dias de carência para a primeira parcela do financiamento de todos os modelos da marca adquiridos neste mês. Alguns têm taxa zero. A Hyundai permite aos clientes repactuar os termos de contratos vigentes com carência de até 60 dias para o pagar a próxima prestação, sem alteração nos juros.

E a estratégia para a venda de caminhões? A Mercedes-Benz vai entregar cupons de pontos aos clientes de acordo com o valor gasto em produtos e serviços em revendas da marca, uma espécie de programa de fidelidade. Quando atingir 2 mil pontos, o consumidor participa dos sorteios de um caminhão Actros e de um Accelo. A campanha vai até o fim do ano e o participante poderá ganhar também bonés, vale combustível e vale compras de R$ 500 cada.

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