SÃO PAULO (Reuters) – O consumo nacional de gás natural encerrou o terceiro trimestre deste ano com alta de 57% frente ao registrado igual período de 2020, com impulso da demanda térmica, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

O volume de gás consumido alcançou 81,6 milhões de metros cúbicos por dia, na média acumulada do trimestre.

O forte aumento do indicador reflete principalmente a maior demanda de gás para geração de energia elétrica, diante do maior acionamento de termelétricas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Entre julho e setembro, o consumo de gás para geração termelétrica avançou 160,9% na base anual, atingindo 37,94 milhões de metros cúbicos por dia, em média.

Todos os segmentos registraram alta no consumo de gás no terceiro trimestre. Na indústria, a taxa foi de 12,9%. Também houve recuperação no segmento comercial, com 33%, afirma a Abegás.

Em comunicado, o presidente executivo da entidade, Augusto Salomon, disse que o gás natural mostrou nesse trimestre “sua imensa importância para a segurança energética do país” em meio a uma crise hídrica sem precedentes.

“E também vem sendo relevante nessa retomada da indústria”, destacou.

(Por Letícia Fucuchima)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).