BERLIM (Reuters) – A confiança do investidor na zona do euro caiu para uma mínima de três meses em agosto em meio à queda acentuada nas expectativas devido a preocupações de que novos lockdowns possam surgir a partir do outono do hemisfério norte, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.

O índice Sentix para a zona do euro caiu para 22,2 pontos em agosto, ante 29,8 em julho. Pesquisa da Reuters previa leitura de 29,0 em agosto.

O subíndice de expectativas sofreu sua terceira queda consecutiva e desceu ao menor patamar desde maio de 2020, enquanto o de situação atual subiu pelo sexto mês consecutivo, atingindo seu nível mais alto desde outubro de 2018.

“A economia da zona do euro está crescendo, mas o ritmo está visivelmente desacelerando”, disse Patrick Hussy, diretor-gerente da Sentix.

“O que é verdade para a zona do euro também é visível para a economia alemã… Estão crescendo os temores de que novos lockdowns possam surgir a partir do outono, devido aos números crescentes de infecção, e possam pesar sobre a economia mais uma vez”, acrescentou.

(Por Paul Carrel)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).