Comprar uma casa para quê? A aposta da Housi, braço de locação de imóveis da construtora Vitacon, é no sistema de moradia por assinatura, uma espécie de Netflix de aluguel. Nesse modelo, a pessoa aluga uma moradia com a flexibilidade de trocar de endereço a qualquer momento, sem a obrigação de ficar nele três anos para não pagar multa contratual.

“A moradia por assinatura devolve para o usuário a liberdade de escolher onde morar e por quanto tempo morar, de acordo com a necessidade daquele momento da sua vida”, afirma Alexandre Frankel.

E quais as outras vantagens da assinatura? Além de não haver as amarras dos contratos tradicionais de aluguel, que são feitos com o prazo mínimo de três anos, a contratação é simplificada (pelo aplicativo) e dispensa a exigência de fiador, depósito ou seguro-fiança.

“Posso morar em São Paulo, depois ir para o Rio e depois mudar para o Recife. Ou querer um apartamento maior. Tudo isso sem burocracia, sem atrito”, diz o CEO.

Nesse sistema, a pessoa tem facilidades iguais às de um hotel ou flat. Ela não precisa ter que perder tempo para transferir para aquele endereço o serviço de internet ou passar para seu nome a conta de luz, água e gás.

Pelo app, o usuário pode adicionar serviços extras, como faxina e lavanderia.

“A assinatura resolve uma série de questões relacionadas à moradia que são uma dor na vida das pessoas, como manutenção, ligar na concessionária de energia. É como a assinatura de carro, o usuário não se preocupa com o emplacamento ou seguro”, afirma Frankel.

Quais os próximos passos? Uma das estratégias da Housi para crescer é o licenciamento da marca, que consiste no fechamento de parcerias com incorporadoras que vão utilizar o seu know-how para levantar novos empreendimentos.

No começo da pandemia, em março de 2020, havia só um licenciamento, em Recife. “Acabamos o ano em 40 cidades. Isso não estava previsto. Teve demanda e acabamos fazendo uma expansão nacional com associações com players”, diz o executivo.

O plano agora é expandir para mais cidades e levar esse modelo para fora do Brasil. Estão na mira da Housi parcerias com empresas da América do Sul e Europa.

Lançamentos

A Housi vai inaugurar quase simultaneamente três empreendimentos no primeiro trimestre em São Paulo: Faria Lima, Paulista e Paraíso. São prédios focados para funcionarem somente pelo modelo de locação.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).