Em meio à pandemia de coronavírus, e com a data do fim do isolamento social ainda incerta, as principais redes varejistas estão investindo no acompanhamento digital por WhatsApp, parcerias com supermercados e até adiando o pagamento de boletos para driblar as restrições físicas e financeiras.

O objetivo é evitar o aumento da inadimplência ao facilitar a quitação de faturas, já que algumas redes, como a Casas Bahia e a varejista Renner, por exemplo, ainda dependem do pagamento físico de boletos, realizado pessoalmente pelo consumidor nas lojas.

Veja abaixo a estratégia adotada por algumas das principais redes:

Casas Bahia

Conhecida pelos pagamentos físicos de boletos, que sempre foi usado pela rede também para fazer o cliente retornar à loja, a Casas Bahia intensificou o uso do seu aplicativo para pagamentos. Ainda permite que o cliente transforme sua fatura física em um carnê digital através do banco digital BanQi, que pertence à sua dona, a Via Varejo.

A rede ainda deu um mês de carência no pagamento –em abril, o cliente paga os juros, mas não o principal da parcela, que é jogada para o final do financiamento. “Por exemplo, se a última parcela é em novembro de 2020 e o cliente não pagar a parcela de agora, com vencimento entre 21 de março e 30 de abril, será acrescida uma parcela em dezembro”, afirmou a rede em nota.

Renner, Riachuelo e Marisa

As redes de moda fecharam contrato com o GPA (Grupo Pão de Açúcar) para que as faturas possam ser pagas nas lojas do Pão de Açúcar e do Extra.

“A iniciativa, além de oferecer mais uma opção aos clientes dessas varejistas, reduz os deslocamentos dos consumidores ao mínimo possível, já que eles podem centralizar, em um único local, seu abastecimento de alimentos e o pagamento de boletos”, avalia o GPA.

Carrefour

O Carrefour passou a permitir que os clientes do seu cartão possam realizar alguns serviços pela rede social WhatsApp, através de acesso de uma assistente virtual disponibilizada no aplicativo. Dessa forma, o consumidor pode consultar a fatura, o código de barras para pagamento e acompanhar lançamentos. O acesso é feito através do número 3004-2222.

Neste mês, a nova plataforma já teve 100 mil acessos, segundo o Banco Carrefour.

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