Não é segredo para ninguém que os maiores bancos do país aceleraram a estratégia de fechamento de agências. O resultado é que cresce cada vez mais a quantidade de municípios do país que não contam com nenhuma agência – eram 2.346 em dezembro do ano passado.

De olho nesse movimento, a TecBan, administrador do Banco24Horas, ampliou a cobertura do serviço do saque no comércio.

Hoje, o serviço do saque do comércio da Tecban já está presente em 680 municípios. A meta é levá-lo para ainda mais cidades, priorizando aquelas em que não há nenhuma agência bancária

“Nessas cidades, o prefeito é obrigado a decretar feriado em data de pagamento de salário, por exemplo, porque as pessoas precisam viajar para sacar dinheiro em outra cidade. Isso gera outra questão: a pessoa que viaja para sacar faz compras em outra cidade, em vez de movimentar o comércio da sua cidade”, diz Tiago Aguiar, superintendente de novas plataformas da Tecban.

O mapa de expansão desse serviço deve priorizar cidades do Norte de Nordeste do país. “Nosso objetivo é colocar o saque no comercio onde é mais necessário. Ele é praticamente um serviço de utilidade pública. Permite que as pessoas tenham acesso ao dinheiro sem que precisem se deslocar para sacar”, afirma Aguiar.

Como funciona? Primeiro, o cliente do Saque Digital do Banco24Horas tem que identificar o estabelecimento comercial em que realizará o saque. Lá, ele escaneia o QR Code pelo dispositivo da loja. Depois, recebe a autorização do valor de saque.

Aumento do dinheiro sacado

As pessoas sacaram mais dinheiro na rede do Banco24Horas. O valor médio do dinheiro sacado aumentou 18% na comparação com igual período de 2019. Para a TecBan, isso mostra a importância da possibilidade de saque em espécie.

“Mesmo com todas as soluções digitais, percebemos o movimento das fintechs de procurarem a TecBan por conta da compreensão da importância de oferecer o saque de dinheiro aos seus clientes devido ao reconhecimento das diferentes necessidades da população em cada região do Brasil”, afirma Aguiar.

Saque para bancos digitais

Falando em fintechs, o HubDigital, plataforma que permite que clientes de bancos e carteiras digitais utilizem a rede do Banco 24Horas terminou 2020 com 56 instituições. Por meio dessas parcerias, foram realizadas 4 milhões de transações – sendo que 2,3 milhões foram saques.

Para 2021, o HubDigital deve ganhar a adesão de bancos e carteiras digitais ligadas a setores como comércio e serviços.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).