Uma das dificuldades dos clientes de fintechs, carteiras digitais e bancos sociais é conseguir acesso ao dinheiro em papel. Todas as transações financeiras acontecem no ambiente digital, pois não existem agências físicas. A partir de agora, eles poderão usar a rede de terminais de pagamento do Banco 24 Horas para sacar dinheiro. A Tecban criou um hub digital que dá a esse público acesso aos terminais do banco.

Por que as fintechs e carteiras digitais não conseguiam oferecer isso antes? Tiago Aguiar, superintendente de novas plataformas da Tecban, diz que os parceiros do Banco 24 Horas tinham de atender uma série de requisitos que são difíceis de serem cumpridos por instituições menores. “O custo de conexão e o investimento que precisa ser feito para permitir o saque é muito alto para esse porte de empresa”, diz Aguiar.

Entre esses requisitos estão o fornecimento de dinheiro físico, transporte de numerário (cédulas), comitês de de emergência 24 por dia e um link de conexão próprio. “O que a gente fez para atender essas fintechs: revisamos todo o processo e deixamos tudo digital. Então elas podem fazer a transferência eletrônica de dinheiro para um dos bancos parceiros”, afirma Aguiar.

E como isso facilita a vida dessas empresas? Sem dizer quantias, Aguiar afirma que o investimento para essas fintechs e wallets oferecerem o saque para seus clientes vai cair muito.

Elas vão cobrar tarifa de seus clientes? Aguiar diz que o repasse do custo da transação faz parte da política de cada instituição. Da mesma forma que há bancos digitais que cobram tarifas e outros que absorvem, as fintechs decidirão cada uma como repassar esse custo.

Quais fintechs e carteiras já aderiram? A Tecban diz que existem conversas com “dezenas” delas, mas não mencionou nenhum nome em específico.

Quando isso deve estar disponível para esse público? A expectativa é que isso acorra até o fim deste ano.

Essas facilidades do hub digital serão oferecidas para os bancos que já usam o Banco 24 Horas? Aguiar diz que não. “Não faz sentido.” Hoje, bancos digitais como Nubank, Inter, Original e C6 já permitem que seus clientes usem a rede do 24 Horas para sacar dinheiro. Elas pagam R$ 6,50 por transação de saque, valor muito maior que o de grandes instituições.

O cliente do banco digital e da fintech vai poder fazer depósito no terminal do 24 Horas? Um dia, quem sabe. A empresa precisa trocar seu parque de terminais para permitir que essa função seja usada de forma intensiva.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).