O site Reclame Aqui registrou 8.830 reclamações sobre a Black Friday de 2019, uma alta de 57,6% em relação ao total verificado na promoção de 2018. As empresas mais reclamadas foram Burger King e McDonald’s, que tiveram problemas na hora de processar o pagamento com o QR Code do Mercado Pago. O Procon-SP notificou as duas empresas, que deverão responder a um processo administrativo e podem ser multadas.

“Quiseram oferecer a seus consumidores a experiência de compra pelos seus aplicativos e meios de pagamento, que não suportou a demanda”, disse o CEO Brasil do Reclame Aqui, Edu Neves.

Outra empresa que apareceu na lista das 10 empresas mais reclamadas foi a Americanas.com e o Ame Digital, a carteira de pagamento digital da empresa. Muitas das queixas estão relacionadas à estratégia da empresa de atrelar suas ofertas ao cashback para quem pagasse as compras com o cartão Ame.

Sites que ficaram fora do ar, congestionados ou que não finalizavam a compra evidenciaram problemas com a infraestrutura tecnológica das empresas. Exemplo disso foi o site Nescafé Dolce Gusto, que chegou a registrar uma fila de compra de 15 mil usuários.

Para Edu Neves, as marcas se perderam na Black Friday. “Foi a tecnologia que deixou muitos deles na mão. Quem diria que veríamos novamente fila nos sites, alguns com mais de 15 mil usuários em espera. É hora do passo a trás. Este ano o consumidor já havia sinalizado objetivamente o que era importante. As marcas tinham a faca e o queijo na mão e, em sua maioria, não souberam desfrutar”, destacou Neves.

Os descontos baixos também frustraram quem esperou a Black Friday para fazer boas compras. Para 81,5% dos entrevistados pelo Reclame Aqui, os descontos ficaram abaixo do esperado (46,3%) ou simplesmente não existiram (35,2%).  Outros 11,4% disseram encontrar descontos dentro do que esperavam e apenas 7,1% acharam ofertas maiores do que esperavam.

Veja abaixo a lista das empresas mais reclamadas

  1. Burger King
  2. McDonald’s
  3. Méliuz
  4. Americanas.com
  5. Mercado Pago
  6. Kabum!
  7. Carrefour.com
  8. Magazine Luiza
  9. Casas Bahia
  10. Ame Digital

Veja principais queixas dos consumidores

  1. Propaganda enganosa
  2. Problemas para finalizar a compra
  3. Divergência de valores
  4. Atraso na entrega (compras antecipadas)
  5. Estorno do valor pago

Produtos mais reclamados

  1. Celular
  2. Tênis
  3. Cartão de crédito
  4. TV
  5. Componentes, peças e acessórios

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