Por Swati Bhat

MUMBAI (Reuters) – O banco central da Índia está considerando a introdução em etapas de sua própria moeda digital do banco central (CBDC), disse o vice-presidente do banco, T. Rabi Shankar, acrescentando que estão sendo examinadas várias questões, incluindo a tecnologia de base e o método de emissão.

“As CBDCs provavelmente estarão no arsenal de todos os bancos centrais daqui para frente. A configuração exigirá uma calibração cuidadosa e uma abordagem diferenciada na implementação”, disse Shankar, de acordo com um discurso divulgado na noite de quinta-feira.

“Como é dito, toda ideia tem que esperar pelo seu tempo. Talvez o tempo das CBDCs esteja próximo”, acrescentou.

O banco central indiano vem trabalhando a ideia de uma CBDC há anos. Moedas virtuais (VCs), como o bitcoin, se popularizaram na Índia nos últimos anos e estimativas não oficiais sugerem que o país tem cerca de 15 milhões de investidores com mais de 100 bilhões de rúpias (1,34 bilhão de dólares) em criptoativos.

(Por Swati Bhat)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).