Por Ali Kucukgocmen e Daren Butler

ISTAMBUL (Reuters) – O banco central da Turquia manteve sua taxa de juros em 19% nesta quarta-feira, depois que a inflação subiu inesperadamente para 17,53% em junho, embora o banco deva afrouxar sua política monetária ainda este ano.

A última vez que o banco mudou sua taxa básica de juros foi em março, quando o ex-presidente do banco, Naci Agbal, a elevou para evitar a inflação que vem subindo desde setembro passado e tem permanecido na casa dos dois dígitos na maior parte dos últimos quatro anos.

Uma pesquisa da Reuters mostrou que analistas esperam que a flexibilização da política monetária comece no quarto trimestre, quando a alta dos preços deve diminuir um pouco, mas a dimensão estimada do corte diminuiu nos últimos meses.

O presidente do banco central, Sahap Kavcioglu, nomeado pelo presidente Tayyip Erdogan em março, uma surpresa para os mercados, disse que a inflação deve cair por volta de setembro e prometeu manter a taxa básica de juros acima dos preços ao consumidor no ano.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).