SÃO PAULO (Reuters) – O Banco Central emitiu nesta terça-feira para a fintech de integração de dados bancários Quanto autorização para operação como iniciadora de transação de pagamento, figura central da fase 3 do open banking.

Nesta etapa do sistema, que entra em vigor no próximo dia 29, clientes de instituições financeiras poderão fazer pagamentos e transferências direto em um único aplicativo, com o uso dos mesmos métodos de autenticação usados pelos bancos.

Segundo a fintech, sua unidade Quanto Network foi criada exclusivamente para atuar como iniciadora dentro do PIX, o sistema instantâneo de pagamentos.

Outra empresa autorizada exclusivamente para esse fim é o WhatsApp Pay, braço de transações financeiras do serviço de mensageria controlado pelo Facebook.

Para o fundador e presidente da Quanto, Ricardo Taveira, o serviço pode baratear o crédito, já que o iniciador pode indicar linhas de crédito mais baratas para um cliente quando ele não tiver recursos suficientes para fazer uma compra.

(Por Aluísio Alves)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).