Dois dos maiores bancos regionais da Alemanha acabam de nomear as primeiras mulheres para seus conselhos de administração. Demorou mais de 100 anos. O Deutsche Apotheker- und Aerztebank, que foi fundado em 1902 e agora tem ativos de cerca de 50 bilhões de euros (US$ 61 bilhões), chamou Jenny Friese para supervisionar grandes clientes corporativos e mercados a partir de 1º de janeiro. No Merck Finck, cujas raízes remontam a 1870, Linda Urban assumiu no mês passado como diretora de operações.

“No setor financeiro, há um número semelhante de mulheres e homens empregados em geral, mas se você olhar para cima na carreira encontrará cada vez menos mulheres”, disse Friese por e-mail. Ainda assim, “equipes mistas demonstraram ser mais bem-sucedidas e criativas na busca de soluções”, disse ela, acrescentando que a maioria dos bancos se beneficiaria com essa estratégia.

Há muito o que fazer. Os 100 maiores bancos da Alemanha têm apenas 11% de mulheres em seus conselhos de administração, de acordo com um estudo do think-tank DIW lançado no início deste mês, cerca de metade do que outros estudos estimaram para o setor globalmente. No Deutsche Bank, o CEO Christian Sewing reduziu o número de mulheres no conselho de administração para apenas uma em cada 10 membros, o que significa que a porcentagem no banco mais global do país é ainda menor do que a média.

Os dois próximos maiores bancos, DZ Bank e Commerzbank, têm uma e duas mulheres no conselho executivo, respectivamente. O quarto maior banco da Alemanha, LBBW, nomeou Stefanie Muenz como diretora financeira no início deste mês, tornando-se a única instituição entre os cinco Landesbanken da Alemanha a ter uma mulher no conselho executivo.

Embora as mudanças tenham sido lentas no setor financeiro alemão, Urban, do Merck Finck, acredita que o tempo dos conselhos administrativos exclusivamente masculinos está chegando ao fim.

“Quanto mais exemplos houver de mulheres na gestão, mais as mulheres terão coragem e se colocarão em jogo para essas posições”, disse ela em entrevista por telefone.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).