LONDRES (Reuters) – A Amazon e a Apple são as marcas mais valiosas do mundo, mas as chinesas estão subindo na lista de líderes e são mais valiosas do que os principais nomes da Europa, de acordo com um ranking global da Kantar BrandZ.

A Amazon continua sendo a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de 684 bilhões de dólares, seguida pela Apple, com 612 bilhões de dólares, e pelo Google, da Alphabet, com 458 bilhões de dólares, disse a Kantar.

A Tencent, maior empresa de mídia social e videogame da China, ocupou a melhor posição entre as companhias do país asiático, ficando em quinto lugar na lista, enquanto Alibaba ficou em sétimo lugar.

“As marcas chinesas estão progredindo de forma constante e lenta e têm feito avanços significativos à medida que mais empresas alavancam seus próprios desenvolvimentos tecnológicos e demonstram suas habilidades para se alinhar com as principais tendências que moldam a China e o mercado global”, disse Graham Staplehurst, diretor de estratégia global da Kantar BrandZ.

Cinco marcas mais que dobraram seu valor, lideradas pelas gigantes chinesas do comércio eletrônico Pinduoduo e Meituan, a maior fabricante chinesa de bebidas Moutai, o aplicativo chinês TikTok e a montadora de carros elétricos norte-americana Tesla.

A Tesla foi a marca de crescimento mais rápido e se tornou a marca de automóveis mais valiosa, aumentando seu valor em 275% ano a ano para 42,6 bilhões de dólares, disse a Kantar.

As principais marcas chinesas consolidaram sua liderança sobre as principais marcas europeias: a China representou 14% das 100 maiores marcas, ante 11% há uma década, enquanto as marcas europeias responderam por 8%, ante 20% uma década atrás, disse a Kantar.

A principal marca europeia foi a francesa Louis Vuitton em 21º lugar, seguida pelo grupo de software SAP da Alemanha em 26º lugar. A única marca britânica da lista foi a Vodafone no 60º lugar.

As marcas norte-americanas cresceram mais rapidamente no ano passado e representaram 74% das 100 maiores, segundo o ranking.

As 100 maiores marcas do mundo valem juntos 7,1 trilhões de dólares, disse Kantar.

Confira o ranking e o valor de mercado das marcas:

  1. Amazon – US$ 683,852
  2. Apple​ – US$ 611,997
  3. Google​ – US$ 457,998 ​
  4. Microsoft​ – US$ 410,271 ​
  5. Tencent​ – US$ 240,931
  6. Facebook​ – US$ 226,744 ​
  7. Alibaba​ – US$ 196,912
  8. Visa​ – US$ 191,285 ​
  9. McDonald’s – US$ 154,921
  10. MasterCard – US$ 112,876 ​
Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).