Por Tatiana Bautzer e Paula Laier

SÃO PAULO (Reuters) – As ações da Bradespar, uma das maiores acionistas da mineradora Vale, disparavam nesta quarta-feira, após a holding informar que distribuirá 5,26 bilhões de reais em ações da mineradora aos seus acionistas, reduzindo seu capital.

Por volta de 11:05, Bradespar PN subia 7,2%, a 65,03 reais, maior alta do Ibovespa, que recuava 0,6%.

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de terça-feira, a Bradespar disse que a proposta será colocada em votação na assembleia de acionistas no dia 15 de outubro.

A distribuição só ocorrerá após a divulgação do resultado do terceiro trimestre, segundo a companhia. A empresa também anunciou um desdobramento de ações com o objetivo de aumentar a liquidez de negociação.

A Bradespar detém 5,73% do capital da Vale, no valor de 27,6 bilhões de reais com base nos preços de fechamento de terça-feira, disseram analistas da XP em nota a clientes. A holding vai reduzir sua participação para 3,23% após a transação.

Analistas da XP disseram que a notícia é positiva para a holding, reduzindo seu desconto em relação às ações da Vale de 20%. Analistas do Safra também consideraram o movimento como “bem positivo”, destacando que a Bradespar vai utilizar o valor patrimonial das ações para rateio e distribuição aos acionistas.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).