Três em cada 10 brasileiros terminaram 2019 endividados, e 4 em cada 10 pretendem reduzir seus gastos em 2020, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).  Abaixo, o 6 Minutos separou os pontos principais da pesquisa:

  • A cada 10 brasileiros, 3 terminaram o ano passado endividados; outros 4 conseguiram fechar o ano no “zero a zero”, ou seja, só tiveram dinheiro para pagar as contas. E apenas 2 conseguiram guardar algum dinheiro.
  • O efeito disso aparece no planejamento para 2020. 39% dos brasileiros pretendem diminuir o nível de gastos, que envolvem desde despesas básicas (supermercado, água, luz e telefone) até itens considerados supérfluos, como lazer e vestuário.
  • O desejo de gastar menos é motivado principalmente pelos preços elevados (46%), pela tentativa de economizar (28%) e pelo desemprego (25%).

Metodologia da pesquisa: Foram entrevistadas 800 pessoas acima de 18 anos de todos os sexos, classes sociais e regiões. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.