Você já comprou ou pretende comprar algo na Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (dia 27) em todo o Brasil?

Se a resposta é não, não se sinta só. Em pesquisa com consumidores feita pelo Ibre/FGV, somente 6,4% dos pesquisados disseram que com certeza aproveitarão o evento de promoções para realizar compras, o menor percentual desde 2017, quando a instituição passou a incluir a pergunta na sua sondagem do consumidor.

Nos últimos três anos, ao menos 8% dos consumidores ouvidos diziam que iam aproveitar a data para comprar sem sombra de dúvida.

Neste ano de pandemia, entretanto, esse cenário mudou. Além dessa queda na quantidade de pessoas que afirmaram que com certeza comprarão, aumentou o percentual dos indecisos: 6,1% disseram não saber se comprarão ou não na data –esse número girava em torno de 4% nos últimos anos.

“O que chamou a atenção na pesquisa deste ano foi o alto grau de incerteza do consumidor”, afirma Viviane Seda Bittencourt, coordenadora de sondagens da FGV.

Ela aponta também que houve um elevado número de pessoas que afirmaram que só comprariam se encontrassem bons preços –21,3% dos ouvidos na sondagem, o mesmo percentual da Black Friday do ano passado.

“As pessoas estão poupando por precaução”, aponta a coordenadora. “Ficou claro que se o consumidor realmente tiver uma boa oferta, pode considerar a compra de produtos para casa, para o seu bem estar”.

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).