Quem nunca tomou um susto com uma compra feita pelo filho com o cartão de crédito? Pois isso vem acontecendo com pais de jogadores do Roblox, um game muito popular entre o público infantil.

O download do Roblox é gratuito. Ao se cadastrar, o usuário entra em uma espécie de marketplace de joguinhos. Em todos , os jogadores podem interagir entre si enquanto cuidam de animais (Adopt Me) ou tentam matar um bandido (Murder Mistery). Os gamers podem inclusive criar os próprios jogos. Só que para ter pet raro ou ganhar poder é preciso ter Robux, a moeda do Roblox. E o jeito mais simples de conseguir Robux é comprando (com o cartão de crédito do adulto).

Nas redes sociais há vários relatos de compras indesejadas no Roblox. Nos Estados Unidos, uma menina de 11 anos gastou o equivalente a R$ 30 mil no cartão de crédito do pai.

Reclamações sobre gastos indesejados com Roblox já começaram a chegar ao Procon. São poucas, mas Guilherme Farid, chefe de gabinete do Procon-SP, diz acreditar que nem todas as pessoas sabem que esse é um caso de violação de direito do consumidor.

“Esses casos envolvem o lançamento de valores não reconhecidos na fatura do cartão de crédito. Muitas pessoas não sabem que essas situações também são caso de Procon”, disse.

Como evitar compras não autorizadas?

O mais importante, segundo Farid, é criar uma espécie de bloqueio com senha para autorizar qualquer compra dentro do jogo. Isso impede que a criança saia clicando na opção ‘comprar’. Para a estratégia dar certo, só o adulto pode ter a senha de autorização da compra.

O problema é que esse bloqueio tem que ser feito nas configurações da loja de aplicativos do celular – não está disponível no próprio jogo.

Na Play Store, por exemplo, na seção ‘controle de usuário’ é preciso clicar em ‘autenticação necessária para fazer compras’. Existem 3 opções autenticação em todas as compras, a cada 30 minutos ou nunca. Seleciona em todas as compras.

“Nunca deixe selecionada a opção de cobrança automática. Algumas instituições avisam o usuário por SMS a cada compra efetuada no cartão. Assim, pelo menos, a pessoa fica sabendo o quanto antes da compra e consegue evitar outras”, afirma Farid, do Procon.

Em seus termos de uso, o Roblox informa que “todos os pagamentos em Robux são finais e não são reembolsáveis ou intercambiáveis, exceto conforme abrigado na lei aplicável”. “Você não poderá transferir, ceder, vender, doar, trocar, comercializar, converter, arrendar, sublicenciar, locar ou distribuir Robux, salvo por meio do Serviço e como expressamente permitido por nós.”

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).