Você costuma receber dinheiro do exterior com certa frequência? No Itaú, agora os clientes podem fechar o câmbio e liquidar a operação por meio de SMS, sem a necessidade de ligar para o banco ou mesmo acessar os canais digitais para concluir a transação.

Até então, quando o dinheiro chegava, eles eram avisados por SMS, mas precisavam finalizar a transação no site ou app do banco.

Como funciona? Ao registrar uma ordem de pagamento em moeda estrangeira para o cliente, o Itaú envia uma mensagem de texto do número 4828 informando o valor disponível em moeda estrangeira, a taxa de câmbio, a tarifa (se aplicável) e o valor efetivo total (VET), além de um código que o cliente deve informar na resposta e do prazo para o fechamento da operação.

Se o cliente responder positivamente, o Itaú faz a conversão da moeda estrangeira para reais e credita o montante no mesmo dia na conta corrente.

“A segurança é fundamental nas operações digitais. Por isso, a mensagem não terá nenhum dado do cliente ou link, e o serviço estará disponível para quem já realizou uma operação do tipo em nossos canais, mitigando os riscos. São clientes que já recebiam SMS com informações de câmbio em seu celular cadastrado no banco – e terão agora mais uma facilidade incorporada ao seu dia a dia”, explica Ricardo Santos, líder da comunidade integrada de Câmbio do Itaú Unibanco.

Quais são as vantagens? Além da maior comodidade, o Itaú diz que o fechamento via SMS também tem taxa de câmbio e tarifa (se aplicável na operação) mais vantajosas do que as dos canais tradicionais. Nesta primeira fase, a taxa também ficará congelada por 1 hora – prazo que o cliente terá para fechar a operação – protegendo-o de eventuais flutuações do mercado.

Quem pode fazer isso? A novidade está disponível para clientes pessoa física de todos os segmentos do Itaú – basta ele já ter recebido e contratado uma ordem de pagamento do tipo nos últimos dois anos. O fechamento de câmbio via SMS pode ser feito para recebimentos de até US$ 3 mil por transação, ou o equivalente em outras moedas. Após o fim do prazo informado via SMS, o fechamento de câmbio poderá ser realizado apenas nos canais digitais.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).