O C6 Bank, em parceria com a Globo e a Tech and Soul, desenvolveu o projeto de conteúdo “Sua Vida Financeira com Prof. Liao”, que será será exibido semanalmente a partir do dia 6 de maio, às quintas-feiras, nos intervalos do Jornal das Dez, da GloboNews, e apresentada pelo head de educação do C6 Bank, Liao Yu Chieh.

Como surgiu o conceito? A iniciativa começou no dia 8 de abril com o lançamento, na GloboNews, de dois filmes (incluindo um filme-manifesto) que apresentam detalhes do projeto e reforçam o posicionamento do C6 Bank sobre a importância da educação financeira.

Como o projeto foi realizado? Os quadros, veiculados ao longo dos próximos dez meses, foram produzidos pela área de Negócios da Globo em parceria com o C6 Institute, braço de impacto social do C6 Bank.

Após a entrada na programação , os vídeos ficarão disponíveis em uma editoria especial no G1 – Sua Vida Financeira – e também nas redes sociais do banco.

Por que o C6 Bank tomou essa iniciativa? “É a maior ação de educação financeira já realizada pelo C6 Bank, que tem entre as suas missões disseminar esse conhecimento e oferecer ferramentas para que as pessoas tenham uma vida financeira saudável”, diz Alexandra Pain, chefe de marketing e impacto social do C6 Bank. “Acreditamos que a educação financeira pode transformar uma sociedade.”

Desde o seu lançamento, em 2019, o banco já desenvolveu uma série de iniciativas com o intuito de ajudar as pessoas a alcançarem a inteligência financeira. Além de distribuir conteúdo gratuitamente em diversos formatos e plataformas, o banco também aposta na realização de workshops e cursos para levar informação de qualidade à população de baixa renda.

Quem é o público alvo do projeto de educação financeira? No ano passado, uma pesquisa do Ibope encomendada pelo C6 Bank mostrou que apenas 21% dos entrevistados tiveram acesso a conceitos de finanças pessoais quando eram pequenos. O levantamento, no entanto, indica uma mudança de comportamento nas famílias brasileiras: 77% dos participantes da pesquisa que têm criança em casa dizem conversar com os filhos quando estão em dificuldade financeira. “Já é um começo, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, diz Liao.

Nos últimos meses, a crise provocada pela pandemia desorganizou as finanças dos brasileiros. O endividamento das famílias bateu recorde e atingiu 51% da renda acumulada em novembro, segundo dados divulgados pelo Banco Central.  “Educação financeira não se trata de fazer contas e dominar conceitos complexos”, afirma Liao. “É um processo de aprendizado relativamente simples, mas que exige disciplina e leva a uma mudança de comportamento que faz com que as pessoas tomem decisões de forma mais consciente e inteligente”

O 6 Minutos faz parte da holding que controla o C6 Bank.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).