O Banco Central divulgou o balanço de operação do primeiro dia de Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos. Até as 18h de hoje, foram realizadas mais de 1 milhão de transações com a nova plataforma.

Veja outros números relacionados ao Pix:

  • Valor em reais das transações liquidadas: R$ 777.324.881,92
  • Valor médio das transações liquidadas: R$ 773,43
  • Total de Chaves Pix cadastradas (acumulado): mais de 73,1 milhões

E o sistema funcionou direitinho? O BC diz que sim, apesar de reclamações de lentidão de usuários. “A avaliação do Banco Central é que o primeiro dia de operação ampla do Pix transcorreu de forma absolutamente normal, com incidentes pontuais esperados para o primeiro dia de operações amplas, e com números expressivos, comprovando a efetividade do novo meio de pagamento e o enorme interesse dos usuários.”

O que o BC disse sobre a lentidão de algumas transações? Que foram casos pontuais e isolados. “Embora tenha havido situações pontuais em que o efetivo crédito na conta do cliente tenha sido feito em tempo superior ao exigido nos requisitos de nível de serviço, esses incidentes foram considerados naturais pela equipe técnica do Banco Central, dada a complexidade dessa inovação tecnológica.

Qual é o tempo da transação? Deveria ser de 10 segundos, mas usuários relataram que a transação demorou horas para ser concluída. Em outros casos, afirmam que o dinheiro nem foi creditado na conta de destino.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).