Os brasileiros têm diminuído o uso de dinheiro vivo e, em meio à pandemia, ficaram bem mais abertos aos pagamentos digitais. Segundo um levantamento da FIS (Fidelity National Information Services), em parceria com a Ipsos, 47% dos entrevistados declaram ter utilizado menos dinheiro em espécie em 2021, sendo que 81% optou pelo uso de cartões, seja de débito ou crédito.

Entre os principais motivos para o uso do cartão, 54% elegeram em primeiro lugar a isenção ou baixa taxa bancária. No último ano, houve uma queda na escolha do cartão com base nas recompensas por cashback (receber de volta parte do valor gasto). Em 2020, esse era um quesito determinante para 33% dos brasileiros, enquanto em 2021 a porcentagem caiu para 15%.

Novas tecnologias

A adoção de novas tecnologias na hora de pagar vem ganhando força em 2021. O aumento mais significativo veio com os pagamentos por aproximação, que apresentaram crescimento de 12% em relação ao ano passado.

Pagamentos on-line e via aplicativos móveis também tiveram alta e chegaram a 52%. Já o uso de QR Code, que não entrou na pesquisa de 2020, chegou a 31% este ano.

Quando a análise é feita por faixa etária, os baby boomers (mais de 55 anos) são os únicos que não aumentaram a adesão aos serviços digitais. Na dianteira das mudanças, está a geração mais nova, de 18 a 24 anos — conhecida como geração Z.

Bancos digitais

O estudo também aponta que, nos últimos 12 meses, 58% dos participantes iniciaram um novo relacionamento bancário. Desse total, sete em cada dez foram com bancos digitais.

“O consumidor busca obter melhores benefícios, além de acessar novos produtos e serviços, e isso está refletido na mudança de mais da metade dos entrevistados em seus relacionamentos com instituições financeiras”, comenta Marcelo Goes, Head de Soluções e Produtos da FIS para América Latina.

Como foi feita a pesquisa? Para o relatório Pace Pulse 2021 foram ouvidos cerca de 2.000 adultos brasileiros, entre 18 e 74 anos de idade. A pesquisa traz um comparativo de comportamento do consumidor brasileiro em dois momentos: outubro de 2020 e agosto de 2021.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).