Lidar com dinheiro exige muito mais inteligência emocional do que parece, tanto na hora de gastar, como na hora de investir. Em live no Instagram do 6 Minutos (@6minutos), Alexandra Godoi, professora da FGV (Fundação Getulio Vargas) e especialista em economia comportamental, afirmou que os investidores não devem tomar decisões sem pensar e nem acreditar em milagres.

“O mercado acionário é muito volátil, as ações sobem e descem por vários motivos. Mais ou menos 20% do movimento a cada dia das ações pode ser explicado pelas notícias e pelos fundamentos, ou seja, 80% é um pouco de ruído”, afirma Godoi.

Por isso, desacelerar a tomada de decisão pode ajudar o investidor a tomar uma decisão melhor do que se fizesse isso com a cabeça quente.

“O mercado financeiro tem a sensação de que tudo é muito urgente, então sai uma notícia e você tem aquela sensação de que tem que fazer alguma coisa na hora, mas raramente isso é verdade. Se você dormir sobre o problema e deixar para vender sua ação amanhã, provavelmente você não vai ter uma perda tão maior assim. Em geral, você consegue pensar de uma forma um pouco mais racional, com a cabeça mais fria, e acaba tomando uma decisão melhor”, afirma.

Fuja de promessas milagrosas

O tempo todo surgem pessoas que vendem cursos ou ofertando conteúdos que prometem rentabilidades muito altas com pouco risco. Para Godoi, não dá para acreditar em milagre e que ela fugiria desse tipo de conteúdo.

“Não existe milagre. Quem te vende um milagre, dizendo que você vai ficar rico muito rápido, sem correr risco, isso é uma enganação”, afirma.

Assista à live na íntegra: 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).