Começa nesta sexta-feira (18) a liberação de saques de até R$ 500 do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) para quem não tem conta na Caixa Econômica Federal. Nesta nova etapa das liberações, o saque estará disponível apenas para quem nasceu no mês de janeiro.

Vale lembrar que estão sendo liberados os recursos das contas ativas, vinculadas ao atual emprego, e inativas, ligadas a antigos empregadores.

Não sou cliente Caixa. Como sacar o dinheiro? Será preciso ir a uma agência da Caixa, que estendeu os dias e os horários de atendimento em mais de 2 mil pontos em todo o país. Na sexta, 18,  segunda (21) e terça (22), as agências desta lista estarão abertas a partir das 8 horas, e algumas a partir das 9 horas. No sábado (19), funcionarão das 9 horas às 15 horas para otimizar a entrega do dinheiro.

Como saber se tenho valor para sacar? Acesse o site do FGTS, informando o CPF e a data de aniversário. Na sequência, será preciso digitar a senha cadastrada junto ao PIS para acesso aos dados via internet. Se não tiver ou não lembrar a senha, é possível recuperar no próprio sistema.

Quanto de dinheiro deverá ser movimentado? Neste primeiro lote, cerca de R$ 1,8 bilhão deve ser retirado por 4 milhões de pessoas. A liberação dos valores faz parte da estratégia da equipe econômica do governo para colocar mais dinheiro na praça e estimular o consumo.

Quando o próximo lote será liberado? A partir do dia 25 de outubro (sexta da semana que vem), para quem nasceu no mês de fevereiro.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.