A diretoria do Banco Central decidiu estender para as contas de pagamento pré-pagas (aquelas cujos recursos devem ser depositados previamente) as regras sobre autorização e cancelamento de débitos em conta que já estavam previstas para contas de depósitos e para contas-salário.

A nova regulamentação consta de Circular a ser publicada no BC Correio desta quinta-feira (4) e entra em vigor em 3 de novembro.

Quais são as mudanças? Segundo a regra, as autorizações deverão ter finalidade específica e conter a discriminação da conta a ser debitada. Assim, o débito ocorrerá somente nas contas específicas informadas pelos titulares e terá finalidade definida.

Os titulares dessas contas poderão cancelar essas autorizações de débitos a qualquer tempo, inclusive os relativos a operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro.

Você pode me dar um pouco mais de contexto? Em nota, o BC afirma que a regulamentação faz parte da Agenda BC# e dá mais transparência ao processo de autorização de débitos em conta, impedindo, por exemplo, autorizações com poderes amplos e genéricos.

Ainda de acordo com o BC, para que o processo fique mais claro para os clientes, as instituições das contas de pagamento pré-pagas estão obrigadas a disponibilizar extratos com a relação das autorizações de débitos formalizadas, além dos valores de débitos futuros.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).