Os youtubers Victor Trindade (Eagle) e Gabriel Soares (Neox), donos do canal Neagle, lançaram em agosto uma conta digital para crianças e adolescentes. Por meio do Neaglebank, esse público pode ter um cartão pré-pago, receber, transferir e sacar dinheiro.

Segundo Victor, oferecer esse tipo de serviço para jovens é uma forma de ensiná-los a lidar com dinheiro. “A gente ganhava dinheiro, mas não sabia mexer com dinheiro. Só aprendemos depois.”

A descoberta se deu depois que anunciaram aos pais que trancariam a faculdade em Orlando, nos EUA. No começo, como eles estavam lá para estudar, por isso eram bancados pela família.

“O canal não era nossa renda. Mas a gente começou a estourar e virou nosso trabalho. Então decidimos trancar a faculdade. Quando falamos com nossos pais, eles disseram que apoiariam nossa decisão, mas que daquele momento em diante não pagariam mais nada para a gente”, conta Victor.

Veja abaixo principais trechos da entrevista.

E o que foi que motivou a abertura de uma instituição de pagamento, o Neaglebank?

A gente estava fazendo 18 anos nos EUA, nossos pais não mandavam mais dinheiro para gente, começamos a pagar nossas contas. Foi aí que a gente sentiu a burocracia que era entrar no lado financeiro da vida.

Que tipo de burocracia?

Todo tipo, desde abrir conta até cancelar. Eu tinha um dinheiro no Brasil, queria transferir para cá e fechar a conta. Precisei escrever uma carta a mão, assinar e mandar pelo Correio. A gente é de uma geração em que tudo é muito ágil, muito rápido. A gente é muito afoito e sentoi a agonia de esperar semanas por coisas simples.

E o que tudo isso tem a ver com o Neaglebank?

Nosso empresário começou a conversar com sobre banco digital. Pensamos: temos várias ideias, vamos juntar tudo e ver como interagir melhor com o público da nossa geração, do nosso canal, que tem entre 13 e 18 anos. Vamos fazer acontecer.

Porque queremos solucionar essa burocracia dos bancos antigos com as outras formas de ver o mercado, de movimentar as coisas. Muita gente quer comprar crédito de jogo, não tem banco, tem que usar cartão de crédito dos pais.

E qual o diferencial do Neaglebank?

A gente quer falar de independência financeira. Porque a gente só começou a mexer com nosso dinheiro quando ele foi 100% nosso. Fomos aprendendo com o nosso dinheiro e já perdemos dinheiro por falta de conhecimento, por não saber usá-lo.

E já tem muita gente de 15, 16 anos ganhando dinheiro. Mas eles não têm independência. O dinheiro vai para conta do pai ou para a poupança.

Esse app vai servir como instrumento de educação financeira.

Vai ser bom para esse público?

A gente acredita que conforme a galera vai ganhando mesada ou fazendo algum dinheirinho, que isso vai despertar o lado empreendedor da galera. Ela vai poder ter um app para cobrar e receber. Quando chegar ao mundo adulto, já estará preparado.

Como os pais devem encarar essa conta?

Ele vai dar o controle dinheiro para o filho e saberá se ele está usando de um jeito que não quer, pois terá um extrato de todas as movimentações. A gente acha que o Neaglebank é muito mais seguro para acompanhar o que o filho está fazendo com o dinheiro.

Tem tarifa?

Quem tiver [o pacote] Neagle Plus [custa R$ 7,90 por mês] terá acesso a vídeos exclusivos gravados por nós. Acreditamos que vai agregar valor para quem não teve educação financeira. Por isso, a gemte quer passar nossa experiência para quem está apoiando nosso projeto.

Nesses vídeos, vamos falar de coisas que nunca falaríamos no YouTube abertamente ou por não nos sentirmos confortável ou por parecer ostentação. Vamos falar sobre quanto ganhamos, como usamos nosso dinheiro.

Neox e Eagle, os Neagles, abriram uma instituição de pagamento com foco em jovens
Crédito: Divulgação

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.