A rede de fast food Popeyes lançou seu próprio aplicativo recentemente, com direito a “cupons requentados” da concorrência e descontos exclusivos. A inciativa traz novidades para os clientes, mas a ideia por trás dela já se tornou bastante comum entre as grandes franquias do ramo. McDonald’s, Burger King, Bob’s e Habib’s, por exemplo, também possuem apps próprios que concorrem — mesmo que de forma tímida — com agregadores como iFood, Rappi e Uber Eats.

Por que alguém optaria pelo app do restaurante? A principal vantagem para o consumidor são as promoções, que tendem a ser mais atrativas do que as ofertas disponíveis em marketplaces que agregam restaurantes. No entanto, sempre vale a pena comparar antes de escolher por onde fazer o pedido, já que as promoções e os valores de frete costumam variar bastante.

Veja alguns exemplos:

Oferta Preço app próprio Preço iFoodPreço Rappi
Combo família Bob'sR$ 85,00
(Frete: R$ 6,90)
R$ 79,90
(frete: grátis)
R$ 79,90
(frete: R$ 7,40)
Combo Whopper Barbecue Bacon BKR$ 26,90
(retirar no restaurante)
R$ 34,90
(frete: R$ 6,49)
R$ 34,90
(frete: R$ 4,10)
5 Bib'sfihas especiaisR$ 9,90 (frete: R$ 8,90)R$ 14,90
(frete: R$ 8,90)
Nenhum restaurante disponível
McOferta Big TastyR$ 27,50
(retirar no restaurante ou drive-thru)
R$ 38,90 
(frete: R$ 6,49)
R$ 41,50
(frete: R$6,20)
Pizza médiaR$ 52,90
(frete: R$ 8,90)
R$ 29,90
(frete: grátis)
Nenhum restaurante disponível 
Balde 8 filés PopeyesR$ 26,90
(retirar no restaurante)
R$ 29,90
(frete: R$ 6,99)
R$ 49,90
(frete: R$ 5,20)

*Levantamento realizado em 12/07/2021 na região leste de São Paulo.

Um ponto interessante para clientes fieis são as promoções personalizadas. Ao contrário do que acontece nos marketplaces, os apps de restaurante possibilitam que as redes tenham acesso ao histórico de compras dos clientes, podendo então oferecer ofertas de acordo com suas preferências.

Algumas iniciativas possuem também programas de fidelidade gratuitos. Com eles, é possível acumular pontos a cada compra e, depois, realizar a troca por produtos ou descontos.

Em geral, a cada R$1 em compras, o cliente ganha 1 ponto. 40 pontos Habibers, por exemplo, dão direito a 3 bib’sfihas de frango, enquanto 45 pontos Clube BK + R$ 2,50 podem ser trocados por um cheeseburger.

Existe alguma desvantagem? Por não serem especializadas em entregas, redes de fast food nem sempre disponibilizam a opção de delivery em seus apps próprios. Além disso, alguns cupons também podem não ser válidos para a modalidade.

Os pontos de entrega também são mais limitados e, quando há a possibilidade de entrega pelo restaurante, o risco de falha na logística tende a ser maior do que nos marketplaces focados em delivery.

Confira os tipos de entrega disponíveis nos apps:

RestauranteEntrega própria Retirada na lojaDrive-Thru
Bob'sSimSim Não
Burger KingSimSim Sim
Habib'sSimSimSim
McDonald'sSimSimSim
Pizza HutSimSimNão
PopeyesNãoSimSim

O que as empresas ganham com isso? A ideia é poder interagir com o cliente, conhecer seu comportamento de compra e utilizar essas informações em estratégias comerciais.

Sobre a motivação para o lançamento de aplicativos próprios para o Popeyes (2021) e o Burger King (2016), Ariel Grunkraut, CMTO de MKT, Vendas e Tecnologia do Grupo BK, declarou ao 6 Minutos que “não tem ligação com economia. O papel fundamental está na expansão do nosso delivery, que nos ajuda a ganhar escala de forma rápida, além de alimentar nossa base de dados”.

O que está por vir na corrida dos apps? De acordo com o presidente do Instituto Food Service Brasil (IFB), Ely Mizrahi, os aplicativos próprios tendem a receber cada vez mais atenção das redes de fast food. Em um futuro próximo, é provável que elas aprimorem seus serviços de entrega, por meio da terceirização dessa etapa.

“Estão surgindo novos modelos que devem diminuir a dependência dos restaurantes em relação aos agregadores. Já existem algumas empresas especializadas em operação logística para delivery que começam a atender a essas redes”, diz Ely Mizrahi.

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