O vencimento da primeira parcela do IPVA 2021 começa nesta quinta-feira (7), no Estado de São Paulo, para os carros com placa final 1. Para quem se assustou com o valor devido, fica o alerta: atrasar a quitação do tributo rende multa de 0,33% por dia, mais juros de mora com base na Selic — atualmente em 2% ao ano. Após 60 dias, o percentual da multa fica congelado a 20% do imposto devido.

Não decidiu se é melhor pagar o IPVA à vista ou parcelar?  Ou ainda não sabe qual o valor do seu IPVA? Consulte os textos já publicados pelo 6 Minutos sobre o tema.

O que acontece se eu não pagar o IPVA? Pagar o IPVA é condição necessária para consegui fazer o licenciamento do veículo — procedimento anual e obrigatório em todo o país.

Dirigir com o licenciamento vencido é considerada uma infração gravíssima pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Rende sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitaçã0), além de multa de R$ 293,47 e a possibilidade de apreensão do veículo.

Onde pagar o IPVA? Pelo aplicativo do banco, internet banking, bancos credenciados ou casas lotéricas. O motorista precisa informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa do carro.

O calendário com as datas de vencimento do imposto varia de acordo com o número final da placa. Veja as datas de vencimento da primeira parcela ou cota única com desconto do IPVA em São Paulo:

Final 1: 7 de janeiro
Final 2: 8 de janeiro
Final 3: 11 de janeiro
Final 4: 12 de janeiro
Final 5: 13 de janeiro
Final 6: 14 de janeiro
Final 7: 15 de janeiro
Final 8: 18 de janeiro
Final 9: 19 de janeiro
Final 0: 20 de janeiro

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).