O Ibovespa teve uma queda discreta nesta quarta-feira (11), reflexo de realização de lucros, quebrando uma sequência de seis pregões de alta, com as ações da Braskem entre as maiores baixas após forte prejuízo trimestral, enquanto os papéis da Via Varejo lideraram os ganhos antes do balanço.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,25%, a 104.808,83 pontos. O volume financeiro nesta sexta-feira somou R$ 32,4 bilhões.

Já o dólar fechou em alta contra o real hoje, depois de mais um dia em que oscilou entre altas e baixas, com a volatilidade ditada pela volta dos mercados ao foco doméstico, centrado em problemas fiscais. A moeda norte-americana subiu 0,47%, a R$ 5,4167 reais na venda.

O que aconteceu com a Bolsa e o dólar hoje? A queda do Ibovespa vem após acumular quase 12% de alta nos últimos seis pregões e flertar com níveis pré-pandemia de Covid-19.

“É um movimento bem plausível visto as altas que tivemos nos dias anteriores”, afirmou o superintendente de Operações e sócio da BlueTrade, Leonardo Peggau, classificando a queda como uma correção normal de mercado e não descartando novos ajustes, mas ressaltando que continua otimista com a bolsa.

No caso do dólar, o mercado entende que seguem os riscos de flexibilização do teto de gastos, principal âncora fiscal do país. “Eliminamos o risco da eleição americana e o risco da pandemia diminuiu. Ficamos agora com as questões domésticas: endividamento público e maior risco geral com uma Selic nas mínimas”, disse Fabrizio Velloni, economista-chefe da Frente Corretora, para quem o juro básico da economia, atualmente em 2% ao ano, deveria estar em 4,5% para acomodar os riscos.

“Não temos hoje nenhuma sinalização de movimento eficaz para resolver o problema do déficit público. E existe uma inatividade no governo, caminhamos para mais um trimestre perdido”, afirmou.

Maiores altas:

Via Varejo (+5,61%)

BTG (+5,32%)

Marfrig (+3,03%)

Maiores baixas:

Ultrapar (-6,82%)

Braskem (-6,57%)

Hering (-4,32%)

(Com a Reuters)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).