Puxado pelas ações da Petrobras e da Vale, o Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (dia 17) em alta de 0,78%, a 120.355 pontos.

Em um dia de valorização no mundo todo, e em meio a preocupações com o cenário fiscal, o dólar subiu 0,76%, a R$ 5,41.

O que aconteceu com a bolsa? Neste pregão encurtado pelo feriado prolongado por causa do Carnaval, a bolsa foi puxada para cima pelo desempenho de ações com forte peso no principal índice brasileiro.

Petrobras e Vale subiram por conta da alta das cotações do minério de ferro e petróleo no mundo.

O destaque do pregão foram as ações da Embraer, que dispararam mais de 10% após o CEO da companhia aérea Lufthansa declarar que a empresa, uma das maiores da Europa, irá reestruturar sua frota, beneficiando aviões de menor porte. Além da Boeing e da Airbus, o executivo citou conversas com a fabricante brasileira, o que animou os investidores.

O que aconteceu com o dólar? O dólar voltou do feriado bancário em firme alta, impondo ao real o posto de moeda com pior desempenho global nesta quarta, com os negócios influenciados por um rali global da divisa americana e por persistentes incertezas de ordem fiscal no Brasil.

Os mercados vêm reagindo nos últimos dias ao tema reflação, num debate alimentado pela percepção de que o caminhão de estímulos monetários e fiscais pode em algum momento gerar pressões inflacionárias, o que eventualmente poderia levar o Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) a retirar parte do suporte concedido aos mercados para enfrentamento da crise causada pela pandemia.

O Fed divulgou nesta tarde a ata de sua última reunião de política monetária. No documento, o banco central reiterou sua tolerância com uma inflação acima de 2% pelo tempo necessário para que a média da inflação fique na meta com o tempo.

Dados mostraram nesta manhã que os preços ao produtor dos EUA avançaram em janeiro à maior taxa desde 2009, sugerindo que a inflação nas portas das fábricas está começando a subir. A inflação no Reino Unido também acelerou em janeiro.

Uma inflação mais alta tende a aumentar os rendimentos dos títulos americanos, fortalecendo, assim, a atratividade do dólar perante rivais.

Maiores altas:

Embraer (+ 14,09%)
Petro Rio (+ 9,45%)
Usiminas  (+ 5,78%)

Maiores baixas:

Eneva (- 3,31%)
Raia Drogasil (- 3,25%)
Weg (- 3,14%)

(Com a Reuters)

 

 

 

 

 

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).