A primeira incursão de Nic Carter em moedas digitais foi explorar Dogecoin em seu dormitório universitário em 2013. A moeda, que foi criada como uma piada, ganha cada vez mais espaço.

A Dogecoin já cresceu 200.000% desde o início do token. “Existe essa indústria paralela de pessoas que estão apenas interessadas em administrar moedas específicas”, disse Carter, cofundador da Coin Metrics com sede em Boston. “Para a maioria de nós, estamos nessa indústria por razões ideológicas. Isso realmente não nos afeta”.

A moeda tem se valorizado ainda mais com a expectativa da participação do empresário Elon Musk no programa Saturday Night Live. Sempre que Musk fala sobre o ativo, a cotação dispara.

“Existe uma preocupação de que as altas da Dogecoin apontam para um mercado superaquecido”, diz Matt Hougan, chefe de investimentos da Bitwise.

A Coinbase Global Inc, a maior bolsa de ativos digitais dos EUA, caiu para uma baixa recorde na quinta-feira em parte porque não oferece moedas especulativas suficientes como Dogecoin. Robinhood, um aplicativo comercial que oferece o token, recuperou o primeiro lugar na App Store da Apple nos EUA.

Apesar de a Dogecoin ter uma ascensão meteórica, especialistas temem que seja apenas uma distração que pode dificultar a implementação do blockchain para revolucionar as finanças – incluindo moedas descentralizadas e peças de arte tokenizadas. Para eles, a Dogecoin, por ter surgido como uma brincadeira, pode atrapalhar no processo de fazer com que as pessoas confiem na tecnologia.

Kevin Kang, da BKCoin Capital, diz que a moeda passou dos limites. “Este poderia muito bem ser um evento de‘ venda de notícias ’em que grandes detentores vendem antes de sua aparição no Saturday Night Live, deixando os investidores de varejo com prejuízos. Não há nada além de especulação nesse ativo: não há desenvolvedores e não vimos ‘dinheiro inteligente’ ou investidores institucionais alocando”, afirmou.

Público da Dogecoin

Carter diz que a moeda atraiu muitos jovens que negociam no Robinhood, que preferem o TikTok ao Twitter e consideram o bitcoin uma moeda ultrapassada. O preço baixo da unidade também é outro fator que atrai esse público (61 centavos).

“Você precisa entender que é absurdo uma moeda subir o tempo todo. Não é da minha conta, me preocupo em tornar o bitcoin o mais robusto e funcional possível”, afirmou.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).