O sentimento de que o pior da crise econômica causada pelo coronavírus pode ter passado no exterior, aliado ao clima aparentemente mais pacífico entre os Poderes no Brasil, voltou a impulsionar a Bolsa e o real nesta quarta-feira (dia 3).

O dólar fechou em queda de 2,3%, a R$ 5,08, menor cotação em 10 semanas, enquanto o Ibovespa avançou 2,15%, a 93.002 pontos, maior patamar desde o início de março.

O comportamento otimista da bolsa e do câmbio foi direcionado pelos mesmos fatores.

Os mercados seguiram a confiança externa com a recuperação econômica do mundo após a reabertura de muitas economias na Europa e em alguns estados dos Estados Unidos.

No exterior, o setor de serviços na China mostrou alguns sinais de recuperação, assim como em parte da Zona do Euro.

Nos EUA, o setor privado fechou bem menos vagas de trabalho do que o esperado em maio, com os empregadores demitindo outros 2,76 milhões de trabalhadores, contra expectativa de 9 milhões de perdas de emprego.

Apesar de os dados da produção industrial terem mostrado um cenário devastador para a economia –segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) houve queda de 18,8% em abril na comparação com março– o mercado esperava uma queda ainda maior, acima de 28%, segundo analistas ouvidos pela agência Bloomberg.

No Brasil, a participação do presidente Jair Bolsonaro em videoconferência da posse do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, como membro titular do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi vista como um sinal de que o clima está mais tranquilo entre os poderes.

Durante a cerimônia, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Moraes classificou os generais da Esplanada dos Ministérios como amigos, o que ajudou a desanuviar o sentimento de imprevisibilidade pelo conflito entre o STF e o Executivo que predominou nas últimas semanas.

IRB, Gol e Cyrela

O pregão foi marcado por fortes altas de alguns papeis. Os destaques foram ações de empresas que caíram muito desde que a pandemia ficou mais forte no Brasil, e que agora estão sendo consideradas baratas por investidores.

A resseguradora IRB teve a maior alta (+24,5%), seguida pela Gol (+16,41%), Cyrela (+14,78) e Azul (+10,15%).

“Os destaques positivos do índice foram claramente aquelas empresas que registraram maiores quedas durante a crise do novo coronavírus”, afirma Cristiane Fensterseifer, especialista em ações da casa de análises Spiti. “Dentre as ações com desempenho negativo, destaco aquelas empresas de comércio online que realizam lucros hoje”.

(Com a Reuters)

 

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).