O movimento de busca de proteção no dólar ontem desencadeado pelo anúncio do programa Renda Cidadã levou os investidores estrangeiros a forte reforço em posições compradas no dólar futuro, que apostam na alta da moeda americana. Eles aumentaram estas apostas em 27 mil contratos na segunda-feira, o equivalente a US$ 1,35 bilhão, de acordo com dados da B3 monitorados pela corretora Renascença.

Com o reforço de ontem, o saldo das posições compradas dos estrangeiros, que vinha sendo reduzido nos últimos dias, voltou a encostar em 100 mil contratos, nível mais alto desde o dia 4 deste mês. “A credibilidade fiscal do Brasil sofreu outro golpe”, escreveram analistas do banco suíço Julius Baer ao comentar o Renda Cidadã, que pode ser financiado por precatórios e recursos do Fundeb, destinado para educação.

Já os fundos nacionais, que estão com posições vendidas em dólar futuro, ou seja, acreditando na queda da moeda americana, não fizeram movimentação relevante ontem. Eles seguem com saldo de 84 mil contratos.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.