(Atualizado às 21h33)

Os dois principais índices de ações dos Estados Unidos, o Dow Jones e o S&P 500, podem ter um novo pregão de perdas na segunda-feira (dia 16), a julgar pelo desempenho de seus índices futuros. Ambos bateram no limite de queda de 5% ainda na noite deste domingo (dia 15). O Dow Jones tinha queda de 4,58%, e o S&P 500, um recuo de 4,78%.

O desempenho negativo acontece minutos depois da decisão extraordinária do Fed (o banco central americano) de cortar a taxa de juros para o intervalo entre zero e 0,25%, abaixo da faixa anterior de 1% a 1,25%.

“O Fed deve estar verdadeiramente assustado. Fazer tudo isso de uma só vez é chocante”, disse Robert Pavlik, estrategista-chefe de investimentos da gestora Slatestone Wealth LLC em Nova York.

A avaliação preliminar de analistas é semelhante à que se sucedeu quando o Fed cortou os juros em meio ponto percentual no início do mês, também de forma extraordinária, ou seja, em reunião que não estava prevista: a situação talvez esteja muito pior do que os indicadores e os analistas julgam. E isso acentua o movimento de venda de ações e de pânico no mercado em busca de posições defensivas por parte dos investidores e operadores.

(Com a Reuters)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.