Em um dia de alta na cotação de commodities e valorização dos papeis dos bancos, o Ibovespa conseguiu se sustentar acima dos 130 mil pontos e encerrou o pregão desta quinta-feira (dia 10) em alta de 0,13% (130.076 pontos).

O dólar teve leve queda de 0,07%, a R$ 5,06, em meio a expectativas do mercado de que o Fed (banco central americano) não mudará seu discurso de juros baixos após a divulgação da inflação nos EUA em maio.

O que aconteceu com a Bolsa? O Ibovespa passou o dia tentando se sustentar acima dos 130 mil pontos, enquanto a Embraer disparou com o anúncio da fabricante de aviões de que negocia fusão da sua unidade de mobilidade aérea urbana com uma empresa dos Estados Unidos.

Ao mesmo tempo, o dia foi de alta na cotação de commodities, como o minério de ferro, o que ajudou papeis de exportadoras de matéria prima, como a Vale.

Os investidores também operaram de olho nos dados de preços ao consumidor dos Estados Unidos em maio, com alta de 0,6% após avanço de 0,8% em abril, que havia sido a maior taxa desde junho de 2009. Economistas esperavam alta de 0,4%.

O que aconteceu com o dólar? O dólar teve um dia de volatilidade, após cair mais cedo mesmo após dados dos EUA mostrarem um salto maior do que o esperado nos preços ao consumidor em maio, com os investidores atentos às próximas reuniões de política monetária do Federal Reserve e do Banco Central do Brasil.

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira que seu índice de preços ao consumidor subiu 0,6% no mês passado, após alta de 0,8% em abril, que havia sido a maior taxa desde junho de 2009.

Segundo Thomás Gibertoni, analista da Portofino Multi Family Office, o movimento cambial refletiu um resultado apenas “um pouco acima do esperado” no relatório de inflação dos EUA. “Isso mostra que os dados ainda têm uma previsibilidade”, um fator de alívio depois que a leitura de abril superou exageradamente as expectativas dos mercados.

Ainda assim, disse ele, a inflação é um tema que vai continuar no radar dos operadores à medida que as principais economias se recuperam da crise gerada pela pandemia de Covid-19.

Maiores altas:

Embraer (+15,61%)
Locaweb (+5,60%)
Braskem (+4,11%)

Maiores baixas:

Gol (-4,37%)
ViaVarejo (-3,45%)
BR Distribuidora (-3,11%)

(Com a Reuters)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).