O dogecoin, criptomoeda que tem um cachorro da raça Shiba como mascote, bateu recorde nesta segunda-feira (8) depois que o milionário Elon Musk, o rapper Snoop Dog e o membro da banda Kiss Gene Simmons twitaram sobre o ativo.

De acordo com dados da CoinGecko, a moeda chegou a valer U$S 0,082, alcançando uma capitalização de mercado de US$ 10,5 bilhões durante negociações asiáticas nesta segunda. O criptoativo foi classificado entre os 10 principais por valor de mercado.

O surpreendente rali movido pelas mídias sociais é apenas um exemplo do renascimento das criptomoedas no último ano. Os dois maiores ativos, bitcoin e ether, atingiram novos picos nas últimas semanas em meio a um debate para identificar se eles estão aparecendo no radar dos investidores de longo prazo ou sendo valorizados por ondas de compras especulativas em um mundo inundado de estímulos.

O famoso gestor de fundos Bill Miller reservou o direito de um de seus portfólios de investir indiretamente em bitcoin por meio do Grayscale Bitcoin Trust, de acordo com um documento junto aos reguladores dos EUA. Miller é um dos primeiros proponentes do bitcoin entre investidores conhecidos e afirmou que, em 2014, possuía pessoalmente a criptomoeda.

O bitcoin estava sendo negociado a cerca de US$ 39.364 às 7h43 em Londres, após subir para quase U$S 41.000 no fim de semana. Já o ether caiu de uma alta histórica em meio ao início das negociações dos contratos futuros do CME Group Inc.

Musk tweetou várias vezes sobre o Dogecoin recentemente. Snoop Dogg fixou um tweet com “Snoop Doge”. Simmons ressaltou o quanto as pessoas poderiam ter ganhado se tivessem comprado o Dogecoin antes.

Em 1º de fevereiro, Musk disse, na rede social Clubhouse, que é um apoiador do bitcoin e acha que é “uma coisa boa”. Ele acrescentou que seus comentários sobre Dogecoin foram feitos como piadas.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).