Com a expectativa de que um novo pacote de estímulos nos EUA seja fechado ainda nesta semana e resultados trimestrais melhores do que o esperado pelo mercado, a Bolsa devolveu as perdas de ontem e encerrou o dia em alta de 1,57%, a 102.801 pontos.

Já o dólar, à espera da decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) sobre a taxa básica de juros, que será divulgada hoje, fechou esta quarta (dia 5) em leve alta de 0,18%, a R$ 5,29.

O que aconteceu com a Bolsa? No exterior, a revisão para cima do número de vagas criadas nos Estados Unidos em junho, de 2,3 milhões para 4,3 milhões, agradou o mercado.

A má notícia foi que o governo divulgou que o setor privado criou somente 167 mil vagas em julho, muito abaixo da expectativa dos investidores.

Apesar disso, o número do mês passado dá combustível adicional para o fechamento de um acordo entre republicanos e democratas em torno de um novo pacote de estímulos contra os efeitos do coronavírus sobre a economia americana, avaliado em US$ 1,2 trilhão.

Na avaliação do mercado, isso pode acontecer ainda nesta semana, o que impulsionou as bolsas no exterior.

No Brasil, resultados trimestrais de grandes empresas, como a Gerdau, Klabin e Iguatemi surpreenderam positivamente, o que ajudou a impulsionar o Ibovespa.

Além disso, as cotações do petróleo subiram para o maior nível desde o início de março, após dados mostrarem uma forte queda nos estoques nos EUA. Isso valorizou as ações da Petrobras, que tem peso importante no índice brasileiro.

E o que aconteceu com o dólar? Em um dia de grande volatilidade, o dólar fechou em alta com a decisão do Copom, que será anunciada logo mais, dando a tônica do dia.

Um novo corte nos juros básicos influencia a cotação da moeda americana pois isso tornaria o país ainda menos atraente para investimentos estrangeiros, o que é um estímulo para a desvalorização do real.

Maiores altas:

Klabin  (+ 9,11%)

Iguatemi (+ 7,76%)

Multiplan (+ 7,64%)

Maiores baixas:

Hypera  (- 2,84%)

Ambev  (- 1,64%)

Cielo (- 1,36%)

E como fecharam as bolsas americanas? As ações de empresas dos EUA avançaram nesta quarta, na esteira de um lucro trimestral surpreendente da Disney e com os investidores otimistas com um possível acordo em torno do pacote de estímulo.

Segundo dados preliminares, o índice Dow Jones encerrou em alta de 1,39%, o S&P 500 avançou 0.65% e o Nasdaq registrou valorização de 0,53%.

(Com a Reuters)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.