As críticas do presidente Jair Bolsonaro à proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, para o programa social Renda Brasil fizeram a Bolsa cair e o dólar subir nesta quarta-feira (dia 26).

O Ibovespa encerrou o dia em queda de 1,46%, a 100.627 pontos, enquanto a moeda americana se valorizou 1,51% em relação ao real, a R$ 5,61.

O que aconteceu com a Bolsa e o dólar hoje? No final da manhã de hoje, Bolsonaro criticou publicamente a proposta para o programa social Renda Brasil apresentada a ele pela equipe econômica.

O presidente afirmou que o projeto está suspenso e que não vai “tirar (recursos) dos mais pobres” para abastecer o novo programa, apresentado como substituto do Bolsa Família.

As declarações forma vistas como mais um sinal da corda esticada entre Bolsonaro e Guedes, e deram margem a rumores sobre uma possível saída do ministro, considerado o fiador do ajuste fiscal, governo.

O titular da Economia vem tentando encontrar formas de cortar despesas e atender ao desejo do presidente de ter um programa social mais robusto do que o Bolsa Família sem ferir o teto de gastos. Alguns exemplos dessa tentativa são a proposta de fim do abono salarial e a extinção do Farmácia Popular.

“A bolsa refletiu o mal estar provocado pelas palavras do presidente e seu potencial efeito fiscal, além de novas especulações sobre suposta saída de Guedes do governo”, observou o superintendente da mesa de operações da Necton, Marcos Tulli.

O Ibovespa chegou a operar abaixo dos 100 mil pontos, e reduziu um pouco as perdas somente após declaração do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que afirmou que nada que desrespeite o teto será votado, e de nota do ministério da Economia, que negou pedido de demissão de Guedes. “O ministro continua despachando normalmente”, disse a pasta.

O destaque negativo do pregão foi a Eletrobras, que vinha se beneficiando da perspectiva de sua privatização, que é agenda da equipe econômica atual.

Maiores altas:

Intermedica (+ 3,24%)

Magalu (+ 2,44%)

Marfrig (+ 1,35%)

Maiores baixas:

Eletrobras (- 4,71%)

Embraer  (- 4,57%)

Cemig  (- 4,23%)

(Com Reuters)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).