Na véspera do fim de semana prolongado por causa do Carnaval, o Ibovespa operou nesta sexta-feira (dia 12) entre altas e baixas, fechando o dia com um ganho discreto de 0,11%, a 119.428 pontos.

O dólar encerrou o dia em queda de 0,26%, a R$ 5,37.

O que aconteceu com a bolsa? O Ibovespa fechou com uma leve alta, reflexo de cautela diante de um fim de semana prolongado em razão do feriado na próxima semana, com agentes financeiros repercutindo também uma bateria de balanços.

A Usiminas, que chegou a disparar 5% na máxima após apresentar uma receita recorde no quarto trimestre, perdeu fôlego e fechou com acréscimo de apenas 0,07%. Apesar da queda nos resultados do último trimestre de 2020, a Cosan fechou em alta de 1,6% por causa do crescimento na sua geração de caixa.

Destaque negativo durante o pregão foi a Multiplan, que caiu 2,5% no pior momento após apresentar um recuo de quase 24% no desempenho operacional líquido no quarto trimestre e fechou negativa em 0,1%.

Os índices S&P 500 e Nasdaq fecharam em máximas recordes nesta sexta-feira, com investidores comprando ações dos setores de energia, financeiro e materiais básicos e vendendo papéis de grandes empresas de tecnologia, no aguardo de um novo pacote fiscal em Washington que ajude a economia dos EUA a se recuperar.

O que aconteceu com o dólar? O dólar fechou em leve queda nesta sexta-feira, dia mais fraco nas negociações de forma geral e com investidores evitando grandes mudanças de posicionamento antes do feriado bancário de Carnaval.

O real ficou para trás em relação a seus pares latino-americanos, numa semana marcada no mercado doméstico por ruídos de ordem fiscal, com mais pressão por volta do auxílio emergencial, o que ofuscou a aprovação da autonomia formal do Banco Central pela Câmara dos Deputados.

Ontem o presidente Jair Bolsonaro reclamou, em transmissão pelas redes sociais, que o mercado fica “irritadinho” com declarações dele, em meio à admissão do governo que vai topar uma nova etapa do auxílio emergencial.

“A fala do presidente provavelmente denota que algo não muito responsável em termos fiscais pode surgir no horizonte de curto prazo”, disse Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset.

O governo precisou ceder conforme cresceu a pressão do Congresso. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse no começo desta semana que não se poderia vincular um novo auxílio emergencial a PECs que poderiam compensar aumento de gastos.

Maiores altas:

CVC (+ 5,57%)
Braskem (+ 3,03%)
Petro Rio (+ 2,92%)

Maiores baixas:

Cielo (- 6,63%)
Hapvida (- 2,38%)
BTG (- 2,33%)

(Com a Reuters)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).