O vídeo da reunião ministerial apontada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro como prova de que o presidente Jair Bolsonaro havia interferido na Polícia Federal, que provocou tensão no mercado ao longo da semana passada, fez a bolsa subir 4,25%, a 85.663 pontos, e o dólar cair 2%, a R$ 5,45.
O Ibovespa, principal índice brasileiro, encerrou no maior patamar desde 11 de março, e a moeda americana desceu ao nível do final de abril.
As negociações desta segunda-feira (dia 25) foram influenciadas pela avaliação dos investidores de que a gravação, que veio a público no finalzinho do pregão da sexta-feira (dia 22), reduz a tensão política no Brasil.
No mercado, prevaleceu a percepção de que o vídeo, divulgado no âmbito de investigação sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF, não trouxe nada de novo em relação ao tema, o que enfraquece a possibilidade de impeachment.
Via Varejo e Banco do Brasil
Entre as maiores altas do Ibovespa nesta segunda, oito empresas fecharam com alta igual ou superior a 10%. O destaque do pregão foi a Via Varejo, que na última sexta anunciou a conclusão da compra da fintech (startup do setor financeiro) BanQi.
Na avaliação de analistas, a aquisição impulsionará a rede, dona da Casas Bahia e Ponto Frio, na seara do comércio eletrônico.
O segundo melhor desempenho do pregão foi o da CVC, uma das empresas que mais perdeu valor durante a crise, e que encerrou os negócios de hoje com alta de 13%.
O Banco do Brasil, cuja privatização foi defendida durante a reunião ministerial, subiu 10,5%.
Apenas sete ações do Ibovespa fecharam em queda.
Cenário internacional
Com dois importantes mercados ocidentais fechados por conta de feriados (Estados Unidos e Inglaterra), os dois grandes fatos que nortearam as bolsas estrangeiras são o fim do estado de emergência no Japão e a melhora da confiança das empresas alemãs.
Na Alemanha, a reabertura do comércio e a volta gradual à normalidade em países europeus deu ânimo aos indicadores de confiança do país. Já na Ásia, a sinalização de que o Japão também relaxará as medidas de restrição também impulsionou o mercado.
(Com a Reuters)