Atualizado às 19h

As ações do Magazine Luiza tiveram um pico de valorização de 7,79% na tarde desta sexta-feira (19). Depois, perderam fôlego, mas mesmo assim fecharam em alta de 3,11%.

Este tem sido um um mês de fortes perdas para a companhia. Até ontem, suas ações acumulavam queda de 17,2% em novembro, como efeito da inflação e taxa de juros mais altas.

Outras grandes empresas do setor foram influenciadas pela marolinha da Magalu. A que terminou o dia com maiores ganhos foi a do Grupo Soma, que subiu 4,95%. Via registrou alta de 2,51%, Lojas Americanas subiu 0,51% e Americanas cresceu apenas 0,57%.

As varejistas estão sendo penalizadas pela inflação mais alta, que faz com que o BC (Banco Central) precise adotar uma política monetária mais dura – o que é um remédio amargo para a economia, já que as taxas de juros mais altas inibem a atividade econômica. Neste cenário, as ações da empresa tendem a acumular mais perdas do que ganhos.

Leia também: Ações do Magalu já caíram mais de 64% no ano: é uma boa hora para investir nelas?

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).