O 6 Minutos e a IOB respondem a dúvidas de leitores sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

Veja abaixo perguntas enviadas e as respostas dadas para elas:

Tenho dois dependentes, minha esposa e minha filha. Minha filha faz faculdade, paguei R$ 7.897,00 no ano. Como faço para declarar?

As despesas com instrução devem ser informadas o total na ficha “Pagamentos Efetuados”. O limite anual individual da dedução de despesas com instrução, para o exercício de 2020, é de R$ 3.561,50. O valor dos gastos que ultrapassar esse limite não pode ser aproveitado e o próprio programa faz este cálculo automaticamente.

Trabalhei no período de março a outubro em uma empresa que foi à falência sem pagar o mês e nem rescisão dos funcionários. Como posso fazer a minha declaração sem ter recebido o informe de rendimentos da empresa?

Se você estiver obrigado à apresentação da declaração, na falta do Informe de Rendimentos, utilize os contracheques para informar os rendimentos e o imposto retido na fonte.

Quero saber se incide Imposto de Renda no caso de aposta conjunta em loteria quando o apostador, em cujo nome é pago o prêmio, distribui ou doa aos demais apostadores a parte que lhes cabe?

Os lucros decorrentes de prêmios em dinheiro obtidos em loterias são rendimentos sujeitos à incidência exclusiva na fonte, à alíquota de 30%, devendo o valor recebido constar na declaração como rendimento tributável exclusivamente na fonte.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).