O 6 Minutos e a IOB respondem desde ontem a dúvidas de leitores sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda de 2020 (ano-base 2019).

Veja abaixo perguntas enviadas e as respostas dadas para elas:

Movimentações recebidas pela plataforma PicPay precisam ser declaradas?

O Picpay é uma carteira de pagamentos que permite efetuar pagamentos a outras pessoas ou empresas. Basta que o beneficiário também tenha um perfil neste sistema também. Dessa forma, se as movimentações recebidas por esse sistema forem consideradas rendimentos tributáveis, isentos ou tributados exclusivamente na fonte, estes deverão ser informados na Declaração de Ajuste Anual.

Como fazer o preço médio para declarar a venda de cotas de fundos de investimento?

Fazer preço médio, na bolsa de valores, é uma prática criteriosa. Fazer preço médio consiste em adicionar lotes (de ações, minicontratos, opções) a uma posição já existente. Pode ser feito a favor da posição ou contra a posição. Para a declaração e o pagamento do imposto de renda, fazer preço médio é fundamental, evitando-se que se pague imposto a mais. Assim, por meio da corretora, se obterá os cálculos pretendidos.

Como enviar sua dúvida? Você pode mandar suas perguntas para o e-mail falecomaredacao@6minutos.com.br ou para nossos perfis no Instagram e Facebook. Quem nos segue no WhatsApp também pode mandar sua dúvida. Se você quiser entrar no grupo, esse é o link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp. 

Leia também: IR 2020: Dinheiro da restituição sai mais cedo neste ano; saiba quem precisa declarar

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).