Receita Federal paga hoje (30) as restituições do 5º lote do Imposto de Renda 2021. Este é o último lote do calendário de restituição. O pagamento contempla mais de 358 mil contribuintes.

Além dos contribuintes que entregaram a declaração no prazo, a Receita pagará restituição dos que entregaram a declaração com atraso, até 15 de setembro, e não caíram na malha fina.

A partir do próximo mês, o Fisco só liberará as restituições a contribuintes que caíram na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e retificaram a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.

Como consultar?

Para saber se você está incluso no 5º lote de restituição, basta acessar o site da Receita Federal e inserir os seus dados pessoais.

Onde vou receber o dinheiro da restituição?

A restituição será depositada na conta bancária informada na declaração. Se por algum motivo o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Como saber se caí na malha fina?

A consulta é feita online pelo e-Cac (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte da Receita). Para ter acesso ao site, o contribuinte tem três opções:

  • Informar o certificado digital (se tiver um)
  • Fazer login no Portal Gov.br
  • Digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha

Quem não tiver o código de acesso, ou tiver o código vencido, precisa digitar os números dos recibos das duas últimas declarações entregues à Receita e gerar um novo código. Quem está declarando pela primeira vez precisa informar apenas o número do recibo deste ano.

Para conferir o extrato, o contribuinte deve acessar o link “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela, na página de abertura do e-CAC. Em seguida, aparece uma linha do tempo com as últimas declarações entregues. Basta verificar a situação da declaração de 2021 para conferir se o documento caiu na malha fina.

Leia também: Entregou a declaração com erro? Veja quando fazer uma retificadora do Imposto de Renda

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).