Receita Federal paga o segundo lote de restituição do Imposto de Renda nesta quarta-feira (3o). Neste ano, serão 5 lotes, entre os meses de maio e setembro.

Esse será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado como em número de contribuintes. Ao todo, mais de 4 milhões de contribuintes receberão R$ 6 bilhões.  Desse total, 2,9 milhões são de contribuintes que entregaram a declaração até 21 de março. O restante tem prioridade legal.

Como consultar? Para saber se você está incluso no 2º lote de restituição, basta acessar o site da Receita Federal e inserir os seus dados pessoais.

Onde vou receber o dinheiro da restituição? A restituição será depositada na conta bancária informada na declaração. Se por algum motivo o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Calendário de restituição do IR 2021

As restituições começam a ser pagas em maio, de acordo com o cronograma abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Leia também: Entregou a declaração com erro? Veja quando fazer uma retificadora do Imposto de Renda

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).