A Receita Federal divulgará nos próximos dias as regras de declaração do Imposto de Renda 2021 (ano-calendário 2020). A primeira tarefa que os trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer é encontrar o informe de rendimentos referente a 2020.

O que é o informe de rendimentos?

Como o próprio nome diz, é o documento que informa quanto a pessoa recebeu no ano anterior. O informe de rendimentos servirá de base para comunicar a Receita sobre o quanto você ganhou durante o ano passado e quanto foi eventualmente retido na fonte, é ele que vai te ajudar na prestação de contas com o fisco anualmente.

Há também o informe de rendimentos dos bancos com os quais você possui relação.

Como conseguir o informe de rendimentos?

Depende da condição do contribuinte. Para trabalhadores com carteira assinada, esse documento é entregue pela empresa na qual ele trabalha. Caso ele tenha trocado de emprego e tido mais de um registro em carteira, precisa entrar em contato com todos os empregadores e pedir o informe de rendimentos para cada um deles.

No caso de aposentados e pensionistas do INSS, o informe é disponibilizado no site e no aplicativo Meu INSS.

Como tirar o informe de rendimentos no site do INSS?

É preciso ter login e senha para acessar o documento. Quem nunca entrou precisa fornecer os dados solicitados para fazer o cadastro. Ao acessar o sistema com a senha, basta escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emitir o documento.

Quem tiver dificuldade com o Portal Meu INSS pode retirar o informe pessoalmente nas agências do INSS. Nesse caso, é preciso fazer agendamento prévio. É bom lembrar que o INSS vem sofrendo com a falta de funcionários, problema que vem atrasando a análise de pedidos de benefícios previdenciários. A dica do próprio INSS é buscar o extrato pela internet.

Até quando o informe de rendimentos tem de ser entregue?

As empresas devem enviar o informe de rendimento para os trabalhadores até o fim de fevereiro. No caso do INSS, o governo irá informar quando o demonstrativo estiver disponível no Portal Meu INSS.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).